A Costa das Baleias, por meio da Rota das Aldeias de Prado, na Bahia, estará representada no Salão Nacional do Turismo, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), até dia 10 de agosto. Um dos principais eventos do setor do país, tem por objetivos estruturar, qualificar e tornar os produtos e serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado.
O município de Prado, polo turístico do litoral baiano, participa do evento em parceria com o Sebrae/BA, com um pitch de 10 minutos, na Arena Experiências Brasil. A abordagem traz todas as informações sobre a Rota das Aldeias – Costa dos Baleias – BA.
A Rota das Aldeias, desenvolvida também com o Sebrae e Prefeitura de Prado desde 2021, oferece experiências de imersão nas aldeias indígenas da região, incluindo trilhas pela Mata Atlântica, banhos de ervas, gastronomia e observação de aves.
Também produto turístico, a Rota das Aldeias impulsiona a economia local, promove a conservação ambiental, a educação e o fortalecimento cultural das comunidades indígenas, garantindo que futuras gerações possam continuar a desfrutar dessa região encantadora.
As etnovivências ocorrem nas Aldeias Kaí, Tiba e Gurita, no Parque Nacional do Descobrimento, em Cumuruxatiba. Os visitantes são recepcionados pelos indígenas Pataxó e podem participar de atividades como o ritual AWÊ, a Trilha do Saber, contação de histórias, observação de árvores centenárias, observação de aves e degustação do peixe na patioba.
A secretária municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Prado, Iracema Ribeiro, afirma que o município está muito orgulhoso de apresentar a Rota das Aldeias no Salão Nacional do Turismo. “Este projeto não só enriquece a experiência dos visitantes, mas também fortalece a economia local e preserva o patrimônio cultural dos povos indígenas de Prado”, completa.