No dia 17 de novembro a Policlínica Regional de Teixeira de Freitas estará completando 5 anos, num momento de celebração da ampliação da infraestrutura pública, oferecida nos cuidados e atendimentos aos pacientes do SUS ( Sistema Único de Saúde).
A região extremo sul foi a primeira a ter uma policlínica implantada, através do consórcio de saúde, pactuado entre o governo do estado da Bahia e os municípios atendidos nas microrregiões, treze no extremo (Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Itanhém e Vereda).
A estrutura das policlínicas foram construídas e equipadas com recursos do governo do estado da Bahia. Os custos operacionais e de funcionamento são divididos. O governo estadual arca com 40% e os municípios, integrantes do consórcio, com os 60% restantes, cada um com valores proporcionais ao tamanho populacional.
Atualmente, essa estrutura oferta cerca de 20 especialidades médicas, com o transporte de pacientes desses municípios para a sede da Policlínica, localizada em Teixeira de Freitas. O transporte é feito em ônibus climatizados e em horários de consultas marcadas e pré-agendadas, afim de garantir o menor tempo possível de espera.
Cada município tem uma cota de exames, numa divisão proporcional ao quantitativo populacional.
Para o Presidente do Consaúde Extremo Sul, e Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, “a implantação da Policlínica Regional de Teixeira de Freitas, ampliou a oferta de exames de média e alta complexidade aos pacientes atendidos na rede pública de saúde”, explicou.
Já o Coordenador Geral dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, destacou que “os resultados obtidos na região extremo sul serviram de base para as ações de implantação de outras 23 policlínicas em todo o estado”, disse.