Na noite deste sábado, 6 de julho, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS) realizaram o resgate de uma arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) ferida na localidade de Aldeia Velha, distrito de Arraial D'Ajuda, Porto Seguro.
A ave, que apresentava uma fratura exposta em uma das asas, foi encontrada por indígenas da região. Demonstrando rapidez e eficiência, os indígenas entraram em contato com a Central da CIPPA/Porto Seguro, que prontamente mobilizou sua equipe para o resgate do animal. A arara foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS-Porto Seguro), onde receberá os cuidados necessários.
Durante o resgate, foi identificado que a arara-vermelha-grande faz parte do grupo de 35 aves soltas pelo IBAMA como parte de um programa de repovoamento da espécie na Costa do Descobrimento. Esta iniciativa visa reintroduzir a arara-vermelha-grande, uma espécie extinta na região entre os séculos 19 e 20 devido à caça predatória e ao desmatamento.
Ainda não se sabe a causa da lesão na ave. Técnicos do IBAMA irão analisar o animal para determinar a gravidade da fratura e realizar o tratamento necessário. O objetivo é reabilitar a arara para que possa ser devolvida ao seu habitat natural, contribuindo assim para o sucesso do programa de repovoamento.
Este resgate reflete a importância da colaboração entre a comunidade local e as forças de proteção ambiental na preservação da fauna silvestre. A CIPPA/PS continua comprometida com a proteção das espécies ameaçadas e a conservação do meio ambiente.