Na primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) a Polícia Civil de Caravelas sob o comando do delegado Marco Antônio Neves, com apoio da 8ª Coorpin e policiais da CIPPA, da CIPE/MA- CAEMA, do PETO e da 88ª CIPM deflagraram a “Operação Madeira Legal”, com o objetivo de cumprir Mandados de Busca e Apreensões contra acusados de furtarem madeira para produção de carvão e comercialização no município de Caravelas e outras cidades.
24 Policiais em 08 viaturas seguiram para as localidades de Volta Miúda, Espora Gato, e Taquari, todas no distrito de Caravelas com a finalidade de localizar os alvos e destruir os fornos de carvão que trabalham usando madeira furtada das florestas de eucalipto.
12 fornos foram localizados e destruídos. Foram apreendidos 360 sacos de carvão prontos para comercialização. Os policias também apreenderam 05 espingardas de fabricação artesanal.
Também foram apreendidos aproximadamente 40 metros de madeira furtadas que seria utilizada na fabricação de carvão e aproximadamente 7 metros cúbicos de carvão vegetal, produzidos com madeira furtadas ou retiradas de áreas de reserva e quatro motosserras.
Quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Caravelas, uma delas foi autuada em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e as outras três assinaram Termo de Compromisso em Juízo, sendo lavrado TCO por terem praticado crime previsto no Artigo 46 da Lei Ambiental.