Policiais da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) participaram, na manhã desta segunda-feira (20), de uma palestra com o promotor de Justiça de Teixeira de Freitas, Gilberto Campos. O evento, promovido pela companhia, ocorreu no auditório do Colégio Militar Anísio Teixeira, no Bairro Monte Castelo, e abordou o tema “A audiência telepresencial e suas circunstâncias”.
As audiências telepresenciais são aquelas realizadas a partir de ambiente físico externo às unidades judiciárias. Elas surgiram depois da pandemia do coronavírus e perdura inclusive nos dias de hoje.
No final da palestra, Gilberto Campos, que está há 30 anos no Ministério Público, respondeu inúmeros questionamentos dos policiais sobre a temática envolvendo a audiência telepresencial. Ele ainda abordou as questões técnicas e as cautelas que devem ser tomadas para uma conexão adequada com a internet no dia da audiência.
“O trabalho da PM não termina no ato de prender o suspeito e conduzi-lo à delegacia”, explicou o major Neto, comandante da 87ª CIPM, no final da palestra. “O policial precisa comparecer às audiências para ser ouvido nos processos e, por isso, a palestra do excelentíssimo promotor, com a clareza que foi exposta, foi muito importante para a tropa”, concluiu.
Após a palestra foram entregues aos militares certificados dos prêmios Policial Militar Padrão e Policial Militar Operacional, referentes aos meses de janeiro e fevereiro do ano de 2023.