Publicidade Davaca novo

OUTUBRO ROSA - Nova tecnologia possibilita a diminuição de complicações nos procedimentos de reconstrução mamária

Por Neuza em 13/10/2016 às 04:40


No mês em que o mundo se une para discutir a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – o Outubro Rosa –, a Acelity™ traz para o Brasil a Matriz Dérmica Acelular Strattice™, uma inovação para a reconstrução de mama.

O tratamento de algumas doenças exige a mastectomia, procedimento cirúrgico de remoção total ou parcial de uma ou das duas mamas, e algumas mulheres optam pela reconstrução dos seios através da colocação de implantes de silicone. Nesse caso, o uso da Matriz Dérmica Acelular Strattice™ é indicado para trazer melhor qualidade à cirurgia. Além de proporcionar maior sustentação ao implante, reduz a contratura capsular (camada de tecido de cicatrização anormal que às vezes se forma em torno de implantes mamários, causando desconforto e firmeza) e o mau posicionamento da mama.

“As matrizes dérmicas acelulares são valiosas alternativas nas cirurgias plásticas reparadoras e têm potenciais aplicações em cirurgias estéticas. Em pacientes que se submeteram a múltiplas cirurgias mamárias (reparadoras ou estéticas) que não alcançaram o resultado adequado, por exemplo, a nova tecnologia pode oferecer um complemento necessário para as técnicas reconstrutivas já estabelecidas. O uso das matrizes pode trazer benefícios em termos de resultado em situações clínicas, como a presença de “enrugamento” ou “ondulação” da pele após a colocação da prótese mamária, assimetrias e deslocamentos da prótese, alterações de posição das próteses e do sulco inframamário ou mesmo a insatisfação da paciente com o resultado da cirurgia”, explica o Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico, membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O câncer de mama, uma das principais indicações para a mastectomia, resulta da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com o potencial de invadir outros órgãos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo de tumor mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, e o que causa mais mortes de mulheres. Dados do Instituto mostram que, de todos os óbitos de mulheres em 2014, 2,75% foram relacionados ao câncer de mama – o equivalente a 14.622 vidas. Para o biênio 2016-2017, a estimativa é de 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil[i]

“A reconstrução mamária é um procedimento de extrema relevância para a recuperação da paciente que se submeteu à experiência traumática da mastectomia. Para nós, cirurgiões plásticos, é muito recompensador poder contribuir para o resgate da autoestima da mulher e devolver algo tão valioso, como a imagem corporal e a qualidade de vida”, complementa o Prof. Dr. Alexandre Munhoz.

Sobre a Matriz Tecidual Reconstrutiva STRATTICE™

A Matriz Tecidual Reconstrutiva STRATTICE™ é um tecido de origem porcina utilizado para reconstrução mamária pós-mastectomia ou mamoplastia estética. O produto oferece maior sustentação para o implante de silicone, diminui o risco de complicações, permite uma rápida revascularização da região e reduz a resposta inflamatória. Não há restrição de utilização em pacientes oncológicos ainda em tratamento da doença, pois a matriz tecidual não é afetada pela quimioterapia nem pela radioterapia.

Fonte: Ariane Neves de Salles

Tags:   Brasil outubro rosa
publicidade