Caraíva, Porto Seguro, Bahia – Na manhã desta quarta-feira (23), foi deflagrada a Operação Vértice Zero no distrito de Caraíva, litoral sul de Porto Seguro, com foco no território indígena da Aldeia Xandó. A ação, realizada por uma força-tarefa integrada, teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, posse ilegal de armas, ameaças, crimes contra o patrimônio e, especialmente, homicídios que vinham aterrorizando moradores, turistas e comunidades indígenas.
Durante as incursões, as equipes policiais apreenderam dois fuzis e um rifle calibre 22. Além disso, foram encontrados um tablete de maconha, papelotes da droga, pinos de cocaína, material para venda de entorpecentes e celulares. A operação resultou na prisão em flagrante de três pessoas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Dois suspeitos que resistiram à prisão e atiraram contra os policiais foram feridos.
A Operação Vértice Zero visa restabelecer a ordem e a paz na Aldeia Xandó, que vinha sofrendo com a atuação de facções criminosas, desestabilizando a convivência pacífica e ameaçando a integridade física e cultural dos povos indígenas.
As equipes, que estão em campo desde a madrugada desta quarta-feira (23), cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em diferentes bairros e distritos de Porto Seguro. Os criminosos são investigados por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, domínio e ocupação de terras indígenas.
A ação foi realizada de forma integrada pela Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Militar da Bahia (por meio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul – CPR-ES, Comando de Policiamento de Missões Especiais – CPME, e Comando de Policiamento Especializado – CPE), Polícia Civil da Bahia (através da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior – 23ª COORPIN e da CORE), e a Força Nacional de Segurança.
O delegado Diego Gordilho, titular da Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro, destacou o compromisso das forças de segurança. “Seguiremos unindo esforços contra o crime organizado, com o trabalho incansável de preservar a proteção e os direitos aos povos originários”, declarou.
A Operação Vértice Zero reafirma o compromisso do Estado com o enfrentamento qualificado ao crime organizado, especialmente no combate aos homicídios e demais crimes que ameaçam a paz social, bem como com a proteção dos direitos das comunidades tradicionais. As ações seguem em andamento, e novas informações serão divulgadas à medida que os mandados forem cumpridos e os resultados consolidados.