Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS), em conjunto com outras unidades da Polícia Militar e membros da Polícia Civil, deu cumprimento a uma série de mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. A ação, denominada Operação Descobrimento, visou desarticular facções criminosas e combater o tráfico de drogas na região.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes encontraram um cativeiro ilegal de animais silvestres em uma residência localizada em Porto Seguro. No local, foram resgatados 11 pássaros mantidos em condições ilegais, sendo 7 Canários Terra e 4 Papa-Capins. Os animais estavam sob a posse de um parente de um dos alvos da operação, que foi identificado no momento da apreensão.
Diante da situação, as equipes elaboraram um relatório que servirá como base para a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável pelos pássaros. Após a avaliação dos animais, os pássaros foram libertados em seu habitat natural, devolvendo-os à natureza de forma segura. Além da apreensão dos animais silvestres, a operação resultou na prisão de sete indivíduos, membros de facções criminosas, envolvidos em atividades criminosas como tráfico de drogas e homicídios. Durante as buscas, também foi apreendida uma pistola calibre .40, encontrada com os suspeitos.