Durante o último fim de semana, a 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma operação de combate à poluição sonora na cidade de Teixeira de Freitas. Em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) de Porto Seguro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação teve como objetivo garantir um ambiente mais tranquilo e saudável aos cidadãos teixeirenses.
Como resultado dessa operação, foram confeccionados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrências. Um dos infratores foi abordado na noite de sábado (27). Ele fazia uso de aparelhagem sonora com volume acima do permitido, atingindo 79.8 decibéis. Essa infração ambiental configura uma violação ao artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98. Os aparelhos foram apreendidos e o proprietário recebeu orientações sobre seu comparecimento ao Ministério Público.
Antes de qualquer atuação, guarnições da 87ª CIPM, em conjunto com a CIPPA, adotaram medidas preventivas, orientando possíveis infratores em diferentes pontos da cidade durante a noite de sexta-feira (26). Essa abordagem educativa visa conscientizar a população sobre os danos causados pela poluição sonora e ressaltar a importância de respeitar os limites estabelecidos pela legislação.
O comandante da 87ª CIPM, major Neto, enfatizou que essas operações serão constantes na cidade, distritos e vilas do município.
"É fundamental continuarmos com essas ações firmes e frequentes, pois a poluição sonora precisa ser combatida, afinal todos têm o direito de desfrutar de um ambiente tranquilo e saudável", disse o major, acrescentando que a parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fortalece a atuação conjunta no combate à poluição sonora.
O major enfatizou ainda que é necessário que todos os cidadãos teixeirenses compreendam a importância de respeitar os limites estabelecidos, evitando perturbações sonoras excessivas que podem prejudicar a saúde e o bem-estar de todos.
“A poluição sonora é um problema sério que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, e ações como essas que estamos realizando são fundamentais para promover uma cidade mais pacífica”, afirmou, destacando que a colaboração de todos é essencial.