Uma operação de fiscalização ambiental resultou na apreensão de uma arma de fogo e diversas munições em uma propriedade rural no município de Prado, no extremo sul da Bahia. A ação, realizada nesta quarta-feira (2), foi conduzida de forma integrada por agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).
A operação tinha como objetivo fiscalizar o uso de agrotóxicos em propriedades da região, mas, durante a vistoria em uma fazenda, os agentes encontraram um depósito com material bélico. No local, foram apreendidos uma espingarda de fabricação belga, do tipo cartucheira, calibre .36, uma capanga com cartuchos calibres .28 e .36, além de uma mochila contendo munições de calibre .38 e apitos utilizados para atração de animais.
No momento da abordagem, o proprietário da fazenda não estava presente. Um primo do dono compareceu à propriedade e informou que ele se encontra em viagem. Diante da configuração de posse ilegal de arma de fogo e munições, todo o material foi apreendido e encaminhado à Delegacia Territorial de Itamaraju.
Na delegacia, foi registrado um Boletim de Ocorrência e as autoridades competentes darão andamento às investigações e demais providências legais. A apreensão reforça a importância das ações de fiscalização ambiental, que também contribuem para o combate a práticas ilegais em áreas rurais.