Publicidade Davaca novo

Olimpíadas Rio 2016 - Grande momento para valorização da Cachaça‏

Por Neuza em 11/07/2016 às 14:15

Muitos estrangeiros ainda não conhecem a bebida mais tradicional do país e a caipirinha como o grande drink nacional

Muitos setores esperam uma movimentação positiva com a chegada dos turistas que vêm para prestigiar os jogos das Olimpíadas Rio 2016. Juntamente com eles estão os produtores de Cachaça que enxergam essa oportunidade como uma grande vitrine para a bebida mais genuína do país. Isso porque, muitos estrangeiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecerem a Cachaça e a caipirinha, drink tipicamente nacional, terão o primeiro contato com esses ícones brasileiros.

 

Para os empresários, o evento acontece ao mesmo tempo em que ocorre a consolidação do posicionamento da Cachaça no mercado como bebida Premium, tanto no Brasil quanto no mundo, comparando-a a destilados nobres como uísque e vodca, deixando de ser vinculada a ideia de bebida desvalorizada e de baixa qualidade."Com certeza, a Cachaça e a Caipirinha serão o carro chefe das bebidas para os estrangeiros no período das Olimpíadas, o que pode aumentar a exportação significativamente até 2017, pelo menos”, declaraLeandro Dias, CEO da Middas Cachaça.

 

A aposta do setor é que toda essa movimentação injete boas doses de estímulo no mercado."A entrada de turistas no Brasil coloca em destaque a cachaça. A bebida tem um forte apelo comercial junto aos estrangeiros e os empresários estão empenhados em fortalecer o vinculo do produto à ideia de bebida valorizada e de alta qualidade”,afirmaAlexandre Bertin, presidente da Confraria Paulista da Cachaça.

 

Mercado da cachaça -Fonte: Site ABRABE -www.abrabe.org.br

 

Segundo dados divulgados pela ABRAPE – Associação Brasileira de Bebidas – a cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.

 

O faturamento do setor alcançou R$5,95 bilhões em 2013, quando foram produzidos 511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de Controle da Produção de Bebidas da Receita Federal – SICOBE, responsável por controlar a produção das principais empresas formais do setor.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça – IBRAC, são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. O IBRAC estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.

 

Fonte: Marcela Meira

Tags:   Brasil
publicidade