O Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, por intermédio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) realizou no dia 13 de Agosto, o I Simpósio em Saúde do Trabalhador do Extremo Sul, o evento aconteceu no auditório da CEPLAC, na cidade de Teixeira de Freitas.
O evento se iniciou com uma apresentação da Casa da Cultura, de Teixeira de Freitas, divertindo todos ali presentes.
Logo após o Coordenador do NRS – Extremo sul, Rodrigo Kuada, realizou a abertura oficial proferindo palavras de agradecimento e enfatizando a importância deste trabalho para prevenção de acidentes e para a valorização da saúde do trabalhador.
O evento também contou com a presença do secretário de Saúde de Teixeira de Freitas Fabiano Marily, representando os demais secretários, onde o mesmo enfatizou que 60% dos casos de acidente automobilísticos, esses condutores estavam em horário de trabalho, o que ocasiona uma grande demanda no Sistema Único de Saúde de saúde (SUS).
Na oportunidade Kamile Serravalle, Coordenadora da COGER/DIVAST da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, reconheceu o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais de saúde, através das referencias técnicas, sobretudo com o apoio do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul e do CEREST, que são referencias estaduais que tem o objetivo de apoiar, orientar e promover melhorias no âmbito de saúde do trabalhador.
Contando com a participação das Referências Técnicas Municipais em Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), Atenção Básica (AB)/Vigilância Epidemiológica (VIEP), Vigilância Sanitária dos 21 municípios e bem como o CEREST de Teixeira de Freitas.
Contando com o apoio institucional da DIVAST na presença de Adriana R. Silva, Sanitarista e Anne Andréa Lemos, referência técnica. A Sra. Adriana realizou uma explanação apresentando os dados dos indicadores e ações de saúde do trabalhador realizadas no ano 2018 na região do extremo sul, relatando que mais de 90% desses municípios preencheram corretamente as notificações de acidente de trabalho. Enfatizou em seguida a importância da participação do NRS- Extremo Sul e do CEREST nos avanços de notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho na região.
Alguns municípios com Nova Viçosa, Belmonte, Itamaraju e Caravelas, trouxeram relatos de acidentes de trabalho grave de suas cidades, relatando que a falta de EPI’s e o péssimo ambiente de trabalho são fatores que mais desencadeiam esses acidentes.
Seguidamente houve uma apresentação onde cada município expôs sua analise do perfil epidemiológico, onde por meio deste, pode-se verificar em quais setores esses trabalhadores estão atuando e qual o ramo de atividade predominante de cada região. Facilitando assim a tomada de decisões na implantação de medidas de prevenção e promoção para a saúde do trabalhador.
Após, a Médica Epidemiologista da COAST/NEP e Referência Estadual do Núcleo Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Dra. Jesuína Castro fez uma explanação do sobre “Acidente de Trabalho Grave: vigilância Epidemiológica”, onde a mesma conceituou vertentes dentro desse tema.
No período da tarde o Coordenador da COVAP/DIVAST/SESAB Celso Joélio Amorim realizou uma palestra onde o este, trouxe estudos de casos que foram analisados pelos profissionais presentes. Em uma apresentação descontraída o Sr. Celso, explicou a “importância de ser feita uma investigação no sentido de compreender porque aquele comportamento fazia sentido para o trabalhador acidentado, sempre buscando entender as causas das causas”.
E finalmente, a referencia técnica do NRS-Extremo Sul Maria José Costa juntamente com a DIVAST, proporcionaram certificados de agradecimento e reconhecimento às referencias municipais de Vigilância em Saúde do Trabalhador pelas ações que vem sendo realizadas nos municípios.