Publicidade Davaca novo

Nova Viçosa sonha com Natal e Carnaval ao som do Orquestrando Futuros

Nova Viçosa sonha com Natal e Carnaval ao som do Orquestrando Futuros

Por Neuza em 16/08/2017 às 12:26



O Orquestrando Futuros chegou em Posto da Mata/Nova Viçosa. Foi cantando e tocando o quanto a vida “é bonita e é bonita” em repertório que une clássico e popular, que os músicos do Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento (ICED), apresentaram o programa de forma artística e técnica.

Personalidades locais, secretários municipais, vereadores, representantes das forças policiais se emocionaram com a apresentação feita na Igreja Batista Betel, na tarde desta terça-feira, 15.

*Um caminho para o bem*

Entre as autoridades, a opinião favorável à implantação do programa foi unânime. “O Orquestrando Futuros é o caminho! O caminho para o bem, para um novo conceito de cidadania e equidade social”, afirmou a secretária municipal de educação, Jessyluce Reis, conhecedora do programa e do trabalho do maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED, desde “a sua gênese”.

A opinião de Jessyluce é compartilhada e fortalecida pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Jorge Cunha, para quem o programa representa um “sonho em ver as crianças e jovens do município se apresentando no Natal, em cantatas pela cidade, e no verão, em blocos de Carnaval”.

O Major PM Anilton Almeida fez uma fala pública em que lembrou o seu trabalho em Teixeira de Freitas à época em que Orquestrando Futuros começou a atuar, quando ele estava no posto de Sub Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, em 2013.

“Eu via que somente a polícia e seu poderio não conseguiriam mudar a batalha diária de alguns bairros periféricos da cidade, onde jovens de 14, 15 anos se voltavam contra a PM. Foi aí que o Orquestrando Futuros chegou e alcançou lugares que nossas armas jamais alcançariam”, contou o Major. “Se deu certo em Teixeira, vai dar certo em Nova Viçosa”, completou o pastor Assis, incentivador do programa.*É melhor investir em futuros*

Com visão prática, Jorge Cunha vislumbra no programa a geração de emprego e renda, favorecendo as crianças, jovens e suas famílias. “A Orquestra trabalha o presente e futuro ao mesmo tempo”, e assim, ele já contabiliza que “não tem nem comparação investir altos valores em um show para entreter por uma noite e fazer o investimento num programa que valoriza centenas de vidas” e deixa um legado profissional e também de valores morais.

O vereador Fabiano da Saúde declarou que ele próprio levará a proposta de implantação do programa  à Câmara Municipal. O programa já conta com o apoio do vereador Francisco Fidelis, que festejou: “será ótimo, vai mudar muitas vidas”.

*A cultura e turismo*

O ICED, que realiza o Orquestrando Futuros, é sediado em Teixeira de Freitas, onde desenvolve vários trabalhos, que por sua vez, abriram espaço para uma agenda cultural no município, como a realização do Encontro de Cordas, Terça Justa, Natal em Todo Canto, Eruditos Concertos e outros. Os eventos promovem intercâmbios culturais e oportunizam o turismo. Recentemente, o distrito de Itabatã, em Mucuri, num esforço entre iniciativa pública e privada, celebrou a chegada do Orquestrando Futuros.

Fonte: DECOM/ICED

Tags:   N. Viçosa orquestrando futuros
publicidade