Publicidade Davaca novo

Nova Viçosa: Secretaria de Saúde abre sindicância para investigar caso de paciente que teve convulsão na recepção de Hospital municipal

Por Neuza em 16/07/2018 às 12:54

Um vídeo que circulou nas redes sociais nas últimas horas registra um cidadão sofrendo um ataque epiléptico na recepção do Hospital Municipal Santa Amélia de Posto da Mata sem que haja a interferência de nenhum servidor da unidade médica. O vídeo mostra dois rapazes carregando ou arrastando o convulsionado até uma maca no pronto socorro da unidade, quando uma moça vestida de branco deixa um ponto de trabalho do pronto socorro e passa por eles e não oferece nenhuma ajuda ou atenção.

Logo depois o pastor evangélico Washington Dally, presidente da comunidade terapêutica que leva o seu nome, no município, continua gravando o vídeo por mais três minutos e ninguém aparece para socorrer o homem e ainda mostra uma senhora com as mãos no tórax que estaria reclamando de dores. O pastor também narra os fatos e faz críticas ao episódio ocorrido expondo em público a sua opinião pessoal. O fato ocorreu no início da manhã deste último domingo (15/07), as 09h53, exatamente num período que a unidade ficou sem médico durante três horas.

O médico do plantão havia saído numa emergência para condução de um paciente em estado grave para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas a maca na unidade móvel foi retida em razão da falta de espaço na unidade teixeirense e o médico que normalmente demora 60 minutos nesta espécie de missão, acabou demorando 90 minutos, porque um outro carro teve que se deslocar a Teixeira de Freitas para buscar o médico do plantão.

Depois do episódio registrado em vídeo, o cidadão com o ataque epiléptico Luiz Carlos Soares Lemos foi atendido e constatado que ele já havia sofrido quatro convulsões naquele dia e a quarta vez foi na recepção da unidade. Já a paciente Vanderli Campos de Sá Cruz, 47 anos, que aparece no vídeo com as mãos no tórax, que também foi atendida posteriormente e medicada inicialmente com dipirona, se queixou para o médico de dores no corpo, vitimada por uma virose e encaminhada para tratamento.

O secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa, Geraldo Magela disse que lamenta profundamente o ocorrido e que a postura que os atendentes do hospital tiveram conforme mostra claramente o vídeo gravado não condiz com a nova política de saúde pública implantada no município pelo prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho (DEM), que é oferecer condições dignas de atendimento, conforto, atenção aos pacientes e qualidade nos serviços.

Informou que determinou na manhã desta segunda-feira (16/07), a abertura de uma sindicância administrativa para apurar o episódio, tanto que a equipe apuradora já começou a recolher todas as oitivas e que vai tomar todas as providências cabíveis e responsabilizar diretamente quem de responsabilidade do plantão na enfermagem que nada fez para evitar o sofrimento do paciente. E que também vai apurar o porquê naquela manhã à unidade hospitalar não contava com a presença de um vigilante na recepção como é de tradição.

O secretário Geraldo Magela disse ainda que, o que irá evitar, que o médico de plantão nos finais de semana precise se ausentar da unidade para acompanhar pacientes graves até Teixeira de Freitas, será a chegada da ambulância avançada do SAMU. Ele informou que o município de Nova Viçosa já conquistou junto ao Governo Federal, uma unidade móvel avançada 0-Km do SAMU-192, devidamente equipada e especifica para transferência de paciente munida de equipe médica e de enfermagem. Cujo veículo conquistado, já teve o processo aprovado pelas Comissões Intergestoras Regionais (CIR) e Comissão Intergestores Bipartite – CIB, restando apenas o Ministério da Saúde liberar os recursos para a compra do automóvel.

Fonte: Fernanda Silva/Ascom

Tags:   Posto da Mata Nova Viçosa Sindicância Hospital
publicidade