O distrito de Itabatã sediou, nesta segunda-feira, 5 de maio, o I Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador, encerrando oficialmente as atividades da campanha Abril Verde. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador, liderada pela engenheira de Segurança do Trabalho Ana Lillian Kock com a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e Vigilância Epidemiológica (VIEP), reunindo parceiros importantes como o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOB) e Secretaria de Transporte, Limpeza e Iluminação Pública.
A campanha Abril Verde tem como objetivo a conscientização e a promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Durante o encontro em Itabatã, foram debatidos temas essenciais relacionados à saúde e segurança do trabalhador, além de apresentadas ações desenvolvidas ao longo do mês e a realização de 60 testes rápidos para Hepatites B e C, Sífilis e HIV com orientações gerais pelos profissionais de enfermagem, psicólogo e farmacêutico do CTA.
Estiveram presentes o engenheiro civil Yuri Miranda, o enfermeiro Marco Antônio representando o PSF 015 e a técnica em Segurança do Trabalho, Cristiane da Silva Fontoura Alves. A programação contou com palestras sobre Saúde e Segurança do Trabalho com um momento ergonômico em que a fisioterapeuta Lorrayne Camila também explicou sobre as síndromes clínicas que afetam o sistema musculoesquelético e nervoso, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), além de discussões sobre as boas práticas adotadas nas unidades de trabalho.
Após o sucesso do evento em Mucuri/Sede, que já chegou à terceira edição, desta vez, os trabalhadores de Itabatã também foram contemplados com essas ações, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde dos colaboradores e a importância da vigilância contínua nas condições de trabalho.