Publicidade Davaca novo

Não há casos confirmados de H1N1 no Extremo Sul da Bahia

Por Neuza em 15/04/2016 às 12:50

 

 

 

 

De acordo com dados divulgados na manhã desta quinta-feira (14) pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), não há casos confirmados de H1N1 no Extremo Sul da Bahia.

 

 

Em casos de quadro gripal grave, a recomendação das entidades de saúde é de que faça a coleta de material para diagnóstico, obedecendo ao protocolo de atendimento. O único laboratório- SUS da Bahia que faz essa análise fica em Salvador e os resultados são conhecidos num período de até 30 dias.

 

 

Essas medidas de atendimento foram adotadas em Teixeira de Freitas, quando na quarta-feira, 13, deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil-UMMI uma criança de 8 meses apresentando graves problemas respiratórios característicos de infecção gripal sucedida por pneumonia.

 

 

Segundo a direção da Unidade, amostras do material da criança foram coletadas durante o atendimento, momento em que foi ministrada medicação para conter o quadro infeccioso pulmonar e, por precaução, outros membros da família também tiveram amostras de secreção coletadas para exames.

 

 

Conforme informou um dos médicos que atendeu a criança, o paciente teve uma evolução muito rápida no quadro, não havendo tempo para uma resposta ao tratamento. O material para os exames foi enviado ao laboratório para que se identifique a o agente causador do quadro que culminou com o óbito. Até o momento não houve tempo necessário para a definição do agente causador da doença.

 

 

Período de vacinação

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi antecipada para a próxima segunda-feira (18) na Bahia, segundo anunciou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A primeira previsão era para o dia 30. A imunização protege contra o vírus H1N1 e no dia 30 será realizado o Dia D.

 

 

A vacina estará disponível em postos e centros de saúde para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada). A imunização também atende mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas.​
 
Nesta sexta feira (15), a Secretaria de saúde através da Vigilância Epidemiológica divulgou nota sobre suposto caso de H1N1 que vitimou uma criança em Teixeira de Freitas . Vejam a Nota;
 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

 

Na manhã da última quarta-feira, 13, deu entrada na Unidade Municipal Materno Infantil-UMMI uma criança de 8 meses apresentando graves problemas respiratórios, característicos de infecção gripal, que foi sucedida por pneumonia aguda. De acordo com a direção da Unidade, foi ministrada medicação e suporte respiratório para conter o quadro infeccioso pulmonar, no entanto, apesar dos esforços da equipe médica, com a evolução do caso, o paciente foi a óbito no início da tarde do mesmo dia.

Ainda durante o atendimento, amostras do material biológico da criança foram coletadas e por precaução, seguindo o protocolo, também de outros membros da família. Os materiais para os exames foram enviados ao LACEN/Salvador (único laboratório do Estado qualificado para essa análise de diagnóstico) e os resultados serão disponibilizados em aproximadamente 30 dias.

A coordenação da vigilância epidemiológica esclarece que não há quaisquer motivos para pânico, pois até o momento não houve nenhum caso confirmado de H1N1 em nosso município, e que todas as medidas de precaução foram aplicadas no caso suspeito. Orienta ainda, que a população tome conhecimento das medidas de prevenção contra a gripe nas unidades de saúde e leve o público alvo da "Campanha de Vacinação” a partir de segunda-feira, 18 de abril, para serem vacinadas em uma das Unidades Básicas de Saúde (postinho) do município.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda, que todas as unidades de atendimento de urgência e emergência da rede municipal estão utilizando protocolo de atendimento para os casos de "Síndrome Respiratória Aguda Grave” que possa ter qualquer tipo de relação com a "Gripe H1N1”.


Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade