Na última segunda-feira (05/06) a CIPPA/Porto Seguro deu início às comemorações da 50ª Semana do Meio Ambiente. As atividades, que se estenderam até a quarta-feira (07/06), tiveram o objetivo de lembrar o evento de extensão mundial que teve início no ano 1972 quando ONU (Organização das Nações Unidas) realizou a primeira conferência ambiental na cidade de Estocolmo/Suécia abordando os impactos ambientais sobre qualidade de vida humana e demais espécies do planeta. O simbolismo da data inspirou no efetivo da CIPPA/PS o planejamento de ações educativas, com o apoio de instituições ambientais parceiras, voltadas para escolas municipais de Porto Seguro.
Com objetivo de aprimorar a consciência ambiental da nova geração, 83 alunos do ensino fundamental realizaram três oficinas interativas sobre o meio ambiente e puderam conhecer a Sala Verde com aulas expositivas ligada a temática ambiental. As palestras ocorreram no turno matutino e foram complementadas com a Trilha Ecológica pela Estação Experimental Pau Brasil, fragmento de Mata Atlântica da antiga Ceplac, finalizando com um rapel ecológico. Os conteúdos das palestras ambientais foram ministrados por colaboradores do INEMA, IBAMA, ICMBio, Projeto Abelhar e ONG Coral Vivo. A Trilha Ecológica foi organizada por policiais militares da CIPPA/PS e o rapel ecológico ficou por conta do efetivo do Corpo de Bombeiros Militares.
A Secretária Municipal de Educação, Srª Dilza Reis, representando o Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, marcou presença no último dia do encerramento, onde acompanhou as palestras, agradeceu ao comando da CIPPA/PS e ressaltou que a sua pasta pretende estreitar as relações e promover mais eventos educativos ambientais em conjunto com a unidade. O comandante da CIPPA/PS, Major Nunes ressaltou a importância da acão para a Polícia Militar da Bahia. “A data comemorativa é uma janela estratégica para se aproximar e executar o tema da Educação Ambiental com atividades extraclasse. Esse aprendizado fica marcado para toda vida e tornam esses jovens em agentes transformadores da realidade local. A Polícia Militar possui um compromisso institucional que consiste em reforças os laços com a comunidade e a relação com os órgãos parceiros e sociedade civil organizada. As ações desenvolvidas nesta semana do Meio Ambiente demonstram o engajamento da CIPPA/PS nesta estratégia organizacional da corporação.” – Finalizou o comandante.