Na manhã desta terça-feira, 02 de setembro, a Polícia Civil da Bahia, por meio da equipe do Setor de Investigação da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis, deu cumprimento a mandado de prisão temporária e a mandado de busca e apreensão domiciliar expedidos em desfavor de uma mulher 38 anos, investigada como autora intelectual do bárbaro homicídio de Tenivaldo Ferreira Souza, ocorrido no distrito de Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália, no dia 29 de março de 2025.
Durante o interrogatório conduzido nesta data, J. F. S. confessou parcialmente os fatos, admitindo que comunicou ao tráfico local sua suspeita de que a vítima teria praticado abuso contra sua filha adolescente, mas alegando que sua intenção inicial seria apenas que a vítima fosse intimidada, e não assassinada.
As investigações já comprovaram que J. F. S. manteve contato com indivíduos identificados pelas iniciais R. R. M. (vulgo “RD”), W. O. S. (vulgo “Chupetinha”) e V. S. S., ligados à facção criminosa que atua nesta cidade, os quais figuram como executores diretos do homicídio, praticado com requintes de crueldade e subsequente esquartejamento da vítima.
Em que pese o homicídio ter ocorrido em Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, toda a dinâmica criminosa se desenvolveu em Eunápolis, no bairro Alecrim II, onde a investigada residia e onde ocorreram os contatos com integrantes da facção criminosa. Por essa razão, o Setor de Investigação da Delegacia Territorial de Eunápolis assumiu a linha de frente das investigações, conduzindo diligências que resultaram na identificação dos executores e na responsabilização da mandante.
A Polícia Civil salienta que outros dois mandados de prisão preventiva já foram expedidos contra os executores diretos do crime e serão cumpridos ainda hoje em conjuntos penais, onde estes se encontram custodiados.
As investigações prosseguem no sentido de localizar e prender o outro envolvido, bem como reunir provas complementares para robustecer a responsabilização criminal de todos os autores.