O município de Mucuri, garantiu presença na etapa nacional de um dos mais importantes fóruns de debate sobre políticas públicas de saúde laboral no Brasil. Duas representantes da saúde pública municipal – a agente comunitária de saúde Karen Alzamora e a técnica em vigilância de saúde do trabalhador Ana Lília – foram eleitas delegadas para representar Mucuri na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, em Brasília (DF).
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reunirá profissionais, gestores e representantes da sociedade civil de todo o país para discutir diretrizes, propor políticas públicas e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações voltadas à saúde do trabalhador.
A escolha das representantes de Mucuri foi resultado de um processo democrático e participativo que envolveu diversas etapas. A delegação municipal foi composta inicialmente por quatro servidores públicos da saúde: Cristiano Alves (Cristiano da Saúde), Polyana Petruza, Karen Alzamora e Ana Lília, que participaram da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, realizada entre os dias 2 e 5 de julho, em Salvador.
Antes da etapa estadual, os profissionais mucurienses participaram do Encontro Macrorregional de Saúde do Trabalhador, realizado em Teixeira de Freitas nos dias 13 e 14 de maio, onde a delegação do município contou com dez servidores públicos da saúde local. Estes, por sua vez, haviam sido selecionados durante o 1º Encontro Municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizado em 28 de março de 2025, na sede de Mucuri.
O encontro municipal teve como objetivo aproximar a população das temáticas relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho, promovendo debates sobre os riscos ocupacionais, a dignidade profissional e a importância da prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores de todas as categorias.
A conquista de espaço na etapa nacional é fruto do engajamento dos profissionais da saúde de Mucuri nas discussões sobre o fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador, área estratégica para a construção de ambientes laborais mais seguros, justos e saudáveis.
Com a participação na 5ª CNSTT, Mucuri reafirma seu compromisso com as políticas públicas voltadas à valorização da vida laboral, sendo representado por vozes comprometidas com a transformação social e a defesa da saúde como um direito humano fundamental.