Na última terça-feira (18/01), avançando no cronograma de imunização dos munícipes, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos de idade.
Nesta primeira etapa, estão sendo atendidas as crianças com comorbidades e deficiência permanente, nas Unidades de Saúde de Mucuri/Sede e distrito de Itabatã, onde foram distribuídas de forma igualitária as doses.
O secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, reforçou a expectativa da gestão para a chegada da vacina e oportunizar às mais de 4 mil crianças do município. “Tanto o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), quanto nós da equipe, gostaríamos de já iniciar a vacinação para todos os grupos, mas, infelizmente, não recebemos a quantidade desejada. Temos inicialmente 260 doses, por isso, iniciaremos pelos grupos prioritários. Estávamos muito ansiosos com a chegada da vacina e é uma alegria iniciar agora o cronograma nos mais novos, de 5 a 11 anos. Em breve esperamos chegar com a vacina para as crianças dos outros distritos, povoados e assentamentos”, destacou o secretário de Saúde.
Para a equipe da Vigilância Epidemiológica, este é o quantitativo suficiente para fazer essa imunização sem a necessidade de escalonar em outros grupos ou enfrentar longas filas, pois à medida que as vacinas forem chegando ao município, se o grupo prioritário e o grupo por faixa etária atingir o limite esperado de vacinação, será liberada uma nova remessa para outras idades.
Diante da baixa procura durante esses primeiros dias de vacina, o secretário de Saúde alerta para a consciência dos pais e responsáveis. “Muitos países desenvolvidos estão regredindo na vacinação e sentem o avanço da doença. O único meio de salvar mais vidas é utilizando desse recurso, da vacina. Contamos com toda estrutura, disponibilizada pelo prefeito Robertinho, pensando no melhor para os cidadãos”, acrescentou.
Uma informação importante para os pais e responsáveis sobre a documentação exigida: as crianças devem apresentar o cartão de vacina, certidão de nascimento e laudo médico em caso de comorbidade, no entanto, os adultos que acompanharem também precisam apresentar seu documento com foto.