Com a retomada das aulas presenciais, o cuidado da gestão se intensificou e novas metodologias foram estudadas para que o ensino não fosse prejudicado, bem como, todo retorno acontecesse da forma mais segura para alunos e servidores. Assim sendo, neste mês de novembro a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), deu início ao projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas”.
Esse projeto tem o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, principalmente aos assintomáticos, permitindo a adoção das medidas de prevenção e controle em tempo oportuno. A partir da testagem, havendo a detecção de casos confirmados de COVID-19, deve desencadear investigação epidemiológica para definição do local provável de infecção (ambiente escolar versus comunidade), rastreamento e exame dos contactantes, no ambiente escolar e no ambiente familiar e/ou comunitário.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), comemora mais esse avanço tanto para a saúde quanto para a educação no município, mas ressalta que “todas as medidas para enfrentamento da pandemia devem continuar sendo respeitadas. O uso de máscaras, o distanciamento social entre as carteiras escolares e no ambiente da unidade escolar e a higiene frequente das mãos. Pedimos aos pais que fiquem atentos e, em caso de síndrome gripal, prefiram não levar o estudante para a escola e acionem o sistema de saúde para o devido acompanhamento, pois todo o cuidado é fundamental”, acrescentou o gestor.
Para o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, a realização desse projeto é motivo de comemoração para todos os cidadãos, pois acontece a nível estadual e tem se mostrado coerente e preciso. Na região do extremo sul da Bahia, após o início desse projeto, já foram identificados casos de estudantes assintomáticos em outros municípios. “Em Mucuri, devido ao compromisso do prefeito Robertinho e da população em buscar a vacinação, não foram registrados casos confirmados entre os estudantes. Mas é preciso que todos estejam em constante cuidado até vencermos de vez esse vírus”, explica o secretário.