Um aposentado de 80 anos é a segunda vítima do novo coroanavírus em Itanhém que já registra mais de 100 pessoas infectadas. O primeiro óbito foi o do caminhoneiro Marcelo Silva Guimarães, de 54 anos, que morreu em Floriano, no estado do Piauí.
Esse número seria muito menor se as pessoas com sintomas da doença não tivessem procurado a rede particular para fazer a testagem, o que mostra, inequivocamente, a existência de subnotificação da doença no município.
Com transmissão comunitária, segundo nota divulgada pela secretaria de saúde do município, a administração Zulma Pinheiro parece que ainda não se deu conta da gravidade da situação e pouco tem feito para conter o avanço do Covid 19 no município, reclamam os moradores em redes sociais.
O único hospital do município, que é particular, não oferece condições para tratamento de pessoas contaminadas com o vírus e, recentemente se negou a atender uma pessoa com os sintomas, conforme denunciado pela família da vítima.
Enquanto isso a prefeita que mora em Vitória - ES, e seus assessores, a maioria pessoas da família, vão fazendo de conta que nada de anormal está acontecendo com a população que a elegeu e hoje depende do poder público num momento de pandemia que já matou mais de meio milhão de pessoas no mundo, se vê desemparada e vê seus entes queridos morrerem por falta de atendimento daqueles que recebem verba pública para cuidar da população e nada fazem.