Reprodução/Memória Globo
A atriz Lúcia Alves morreu aos 76 anos nesta quinta-feira, 24, após passar dez dias internada em estado grave na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro. A morte foi confirmada ao Terra pelo hospital, até o momento não há informações sobre velório e sepultamento.
"A Casa de Saúde São José confirma o falecimento de Lúcia Alves na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, aos 76 anos. A paciente estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde o dia 14 de abril. A instituição se solidariza com os familiares, amigos e fãs da atriz", diz o comunicado oficial do hospital.
Lúcia deu entrada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da unidade de saúde no dia 14 de abril e estava sedada e intubada. Ela foi hospitalizada após sentir falta de ar.
A veterana da televisão tratava um câncer de pâncreas desde 2022. Em uma entrevista ao jornal O Globo em março deste ano, a artista contou que fazia sessões de quimioterapia uma vez por semana. "Meu médico é de muita confiança, e o tratamento já esteve mais leve. Agora acho que vai ficar mais puxado um pouco. É aquela coisa do câncer, manutenção para a vida toda", disse ela.
"A melhor coisa é aceitação. Quando você compreende isso e aceita as coisas, tudo se modifica e fica melhor. Eu aceito a vida com as limitações que ela traz hoje em dia. Mas ainda tomo minha cervejinha. Eu gosto. É uma bebida leve e refrescante. Hoje em dia bebo muito menos, quase nada. E não atrapalha meu tratamento", completou a Lúcia.
Natural de Belo Horizonte, Lúcia Alves começou a carreira artística no cinema durante a década de 1960. O primeiro filme em que atuou foi Um Ramo para Luísa, de 1965. Quatro anos depois, ela estreou na televisão ao atuar na novela Enquanto Houver Estrelas, da TV Tupi.
Entre os trabalhos de destaque na carreira de Lúcia estão as novelas Irmãos Coragem, Helena, da qual foi protagonista, e Plumas e Paetês. O último trabalho da artista na televisão foi na série República do Peru, da TV Brasil.
Em uma entrevista recente, a veterana declarou que não tinha mais interesse em fazer novelas. "Hoje é muita decoreba. Não tem nenhum texto de televisão que vale a pena. Todo artista tem o seu auge. E, depois que passa o auge, começa a se repetir um pouco. Aí perde um pouco a magia", disse ela ao O Globo.