X
Publicidade Davaca novo

Mitos sobre gravidez que muita gente ainda acredita

Por Neuza em 18/09/2023 às 09:12

Mitos sobre gravidez que muita gente ainda acredita

Foto: ©Shutterstock

A gravidez requer um certo grau de preparação e cuidados, mas nem tudo o que ouvimos sobre ela é verdade. Algumas recomendações e alertas são de fato mitos que foram transmitidos por gerações, e muita gente não tem certeza se essas afirmações são reais. Felizmente, a ciência veio em nosso socorro e desmentiu alguns dos mitos mais comuns sobre a gestação.

Cafeína faz mal para o bebê

Muitas mulheres consomem cafeína, seja através de chá, café ou outras bebidas. Enquanto as grávidas podem se beneficiar dos efeitos da cafeína, os fetos não possuem as enzimas para metabolizar a cafeína. Portanto, o consumo requer alguns cuidados.

De três estudos realizados sobre o assunto, um mostrou que houve um aumento nos casos de abortos espontâneos, enquanto os outros dois não mostraram sinais de risco aumentado.

Na verdade, um destes estudos concluiu que o consumo de cafeína "estava associado a um menor risco de hipertensão". Para jogar pelo seguro, limite sua ingestão diária de cafeína a não mais de 200 miligramas (cerca de duas xícaras de café), que é comumente considerada uma dose segura.

Gatos podem ser prejudiciais para mulheres grávidas

Ok, os gatos que consomem carne crua podem representar uma ameaça para você e para a saúde do seu bebê e, de fato, carregar e transmitir o parasita toxoplasma aos humanos.

E embora as mulheres grávidas devam evitar a areia do gato, o risco não é tão alto quando são tomadas precauções. Por exemplo, sua gravidez pode estar em risco se você tocar no cocô do seu gato e depois colocar a mão suja na boca - então não faça isso!

É preciso ser cuidadosa na gravidez, claro. Então, você pode sempre pedir a alguém para trocar a areia do seu gato enquanto estiver grávida, se possível.

Pintar o cabelo é perigoso

Muitas mulheres acreditam que tingir ou descolorir o cabelo pode ser prejudicial para o feto. Embora ainda exista o risco de inalar alguns produtos químicos, se você pintar o cabelo em uma área bem ventilada, isso não deve ser um problema. Usar luvas também pode ajudar a reduzir o contato com toxinas.

Estudos foram realizados sobre isso, incluindo um com 2 mil mulheres, onde 75% tingiram o cabelo. Os resultados mostraram que a tinta não afetou os bebês. "Sua pele é uma forte barreira que impede que a tinta penetre no corpo", explicou a ginecologista-obstetra Salena Zanotti.

Para estar completamente segura, existem algumas precauções que a futura mamãe pode tomar. Esperar até o segundo trimestre da gravidez antes de se expor aos produtos químicos, por exemplo. Isso garante que os principais órgãos do bebê já estejam desenvolvidos.

Ter relações machuca o bebê

Salvo exceções médicas, como casos de gravidez de alto risco, é perfeitamente seguro fazer s e x o durante a gestação. O feto está bem protegido dentro do útero e não será ferido pela penetração.

Algumas mulheres, no entanto, podem ter cólicas e um leve sangramento ocasionalmente. Isso não deve ser motivo de preocupação, desde que você não tenha sangramento intenso ou problemas médicos que possam ser agravados pelo
s  e x o com penetração. Se tiver alguma dúvida, fale com o seu médico.

Grávidas têm aquele brilho especial

Todos nós já ouvimos falar sobre o brilho da gravidez. Mas as grávidas realmente brilham? Bem, mais ou menos. Durante a gestação, a pele fica esticada, podendo ficar mais oleosa e com aspecto avermelhado, dando à m u l h e r uma aparência mais radiante.

Um aumento de progesterona e sangue novo pode ajudar a dar às grávidas aquela aparência luminosa de que as pessoas tanto falam.

O excesso de óleo pode, no entanto, também ter o efeito oposto em algumas mulheres. O óleo pode de fato obstruir os poros e causar acne, bem como uma condição conhecida como melasma. O melasma ocorre quando há um excesso de pigmentação da pele (causado pelos hormônios da gravidez), resultando em manchas mais escuras no rosto.

Comida picante induz o trabalho de parto

Quando foi a última vez que você viu um obstetra dando pimenta a uma grávida para ajudar a induzir o parto? Pois... Acredite ou não, foi feito um levantamento sobre o assunto, não sendo registrado nenhum nascimento decorrente da ingestão de alimentos condimentados.

Alimentos picantes podem afetar seus intestinos, o que por sua vez pode levar a contrações uterinas... e diarreia. Além disso, alimentos condimentados podem causar azia e indigestão em algumas mulheres durante a gravidez. Quanto ao seu poder de induzir o parto, ainda não foi comprovado.

A lua cheia induz o trabalho de parto

A lua tem um impacto em muitas coisas em nosso planeta, mas a gravidez não é uma delas. Ou é? Bem, um estudo analisou mais de 500 mil nascimentos em 60 ciclos lunares e não encontrou diferenças estatísticas nas taxas de natalidade entre as diferentes fases da lua.

Embora um estudo de 2017, com uma amostra menor de pouco mais de 8 mil nascimentos ao longo de um ano, tenha descoberto que nasceram bebês cerca de 15% a mais durante a lua cheia, quando comparado a outras fases da lua.

A teoria é que a lua afeta as marés, que aumentam durante as tempestades (as tempestades são caracterizadas por uma baixa pressão barométrica). Existe uma correlação anedótica entre pressão barométrica mais baixa e mais nascimentos, mas talvez dizer que a lua cheia induz o parto seja um pouco exagerado.

Azia durante a gravidez significa que o bebê terá muito cabelo

Este é mais um conto da carochinha sobre gravidez, certo? Depende... Pelo menos um pequeno estudo (64 mulheres) encontrou uma correlação entre azia e bebês nascendo com muito cabelo.

Mas pode uma amostra de estudo tão pequena indicar uma relação precisa de causa e efeito? Alguns profissionais médicos discordam. A correlação mais provável são os altos níveis de estrogênio durante a gravidez, que podem causar azia e desempenhar um papel na quantidade de cabelo com que o bebê nasce.

Grávidas devem comer por dois

As mulheres vão ganhar peso durante a gravidez, mas a obesidade pode ser prejudicial para o feto. Um estudo descobriu que "40% das mulheres com peso normal e 60% das mulheres com sobrepeso ganharam peso excessivo durante a gravidez. As mulheres obesas ganharam menos, embora um quarto dessas mulheres tenha ganho 35 quilos ou mais".

Alguns médicos recomendam um excedente calórico de 300 calorias por dia, não dobrando a quantidade de comida que você come diariamente.

Grávidas não devem tomar banhos muito quentes

Entre 2000-2007, cerca de 6 mil mulheres participaram do Estudo Nacional de Prevenção de Defeitos Congênitos. O estudo descobriu que "a duração do banho não foi significativamente associada ao risco de qualquer defeito congênito".

Estar exposto a uma temperatura mais alta aumenta o risco de hipertermia materna, levando potencialmente a defeitos congênitos. Embora um estudo tenha descoberto que grávidas podem ter um banho quente (40°C) em segurança por até 20 minutos.

Você pode beber durante a gravidez

O consumo de álcool durante a gravidez é, na verdade, a principal causa de deficiências congênitas. O feto é incapaz de digerir o álcool como a mãe, ficando exposto a ele por períodos de tempo muito mais longos.

Beber álcool durante a gravidez pode resultar em aborto espontâneo ou natimorto. Além disso, os bebês podem desenvolver uma série de condições que afetam o comportamento e o aprendizado, bem como desenvolver deficiências físicas.

É possível descobrir o gênero do bebê sem ultrassom

Quem precisa de um ultrassom quando você pode apenas ouvir os batimentos cardíacos do bebê? Aparentemente, se o feto tiver uma frequência cardíaca acima de 140, é uma menina. Uma frequência cardíaca mais baixa indicaria um menino. No entanto, a pesquisa realmente diz que o número real é, em média, de 152 para meninas e 155 para meninos.

Dormir pode ser difícil com todas as náuseas, fome e alterações hormonais. Portanto, ficar restrito na posição em que você pode dormir não parece bom. Embora dormir do lado esquerdo seja ideal para a circulação, dormir do lado direito não será o fim do mundo para você ou seu bebê.

Grávidas devem dormir em uma posição específica

Existem dois estudos que confirmam o assunto. Um descobriu que as mulheres que dormiam de costas durante os últimos meses de gravidez desfrutavam de benefícios para a saúde, incluindo melhor qualidade do sono.

O outro estudo descobriu que "dormir de costas ou de lado durante a 30ª semana de gravidez não parece aumentar o risco de natimorto, tamanho reduzido no nascimento ou distúrbios de pressão alta na gravidez".

Você terá seu bebê na data prevista

A data prevista de nascimento é uma previsão calculada por meio de uma fórmula e raramente é a data exata em que o bebê nascerá. Pesquisas indicam que apenas cerca de 4-6% dos bebês nascem na data prevista.

Fontes: (Health Digest) (Forbes 1 and 2) (Time) (NBDPS) (Johns Hopkins Medicine) (BBC)

Fonte: MSN

Tags:   Gravidez Mito
publicidade