Publicidade Davaca novo

Laboratório Municipal de Teixeira recebe novo equipamento

Por Neuza em 13/02/2015 às 07:06

O Laboratório Municipal Nova Filosofia-LACEN, de Teixeira de Freitas, recebeu na última segunda-feira, 09 de fevereiro, uma aparelho "Architect I2000SR–ABBOTT” que irá atender os exames de Virologia e Análises Complementares. É um aparelho automatizado utilizando a metodologia de quimioluminescência para detecção e quantificação de diversos analitos em soro, plasma ou sangue total.

ARCHITECT i2000 – ABBOTT tem o sistema totalmente automatizado, sendo um dos aparelhos mais modernos da sua categoria, custando aproximadamente oitocentos mil reais. Ele atenderá todas as demandas de exames na área de virologia, imunologia e hormônios, auxiliando no diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, hepatite A, B e C, verificação de fertilidade, gravidez, tireoide, HIV e outros mais.

A sua capacidade de análise é de 200 exames por hora, sendo que o primeiro resultado é com menos de 30 minutos. Os laudos desses exames também serão entregue mais rápido. Antes, somente seria possível a emissão dos mesmos no prazo de entrega entre 30 a 45 dias, pois eles teriam que ir para o laboratório Central do LACEN em Salvador, e depois, eram reenviados de volta. Hoje eles serão feitos, emitidos e entregues aos pacientes no prazo máximo de 7 a 15 dias.


O Laboratório Municipal Nova Filosofia–LACEN, hoje está equipado com aparelhos de última geração, tendo uma resolutividade, confiabilidade e segurança nos resultados dos exames realizados. Vale ressaltar, ainda, que toda a equipe de trabalho do laboratório é qualificada e capacitada para o atendimento e produtividade da unidade.

O secretário de saúde, Eujácio Dantas, informou ainda que no próximo mês de março serão implantados pontos de coleta nas unidades de saúde–ESF (postinhos) em localização estratégica, que inicialmente serão quatro postos de saúde. E disse ainda: "Iremos iniciar com quatro pontos de coleta em nossos postos de saúde, em pontos estratégicos para que possamos atender melhor o nosso povo, evitando que tenham que sair das suas localidades para irem até o nosso laboratório municipal para realizar a coleta e, depois, ter que retornar para pegar o resultado. Na maioria das vezes essas pessoas têm que atravessar a cidade para realizar os exames. Isso faz parte da nossa gestão de humanização no atendimento e procedimentos do nosso governo, que tem como um dos principais objetivos atender e facilitar o atendimento da nossa população”, concluiu o secretário.

O Laboratório Municipal (Lacen) é responsável, também, por todos os exames laboratoriais do Hospital Municipal – HMTF e a UMMI, porém, os exames são realizados no laboratório do HMTF, que funciona 24 horas por dia. Recentemente ele também recebeu aparelhos novos automatizados, um deles tem a capacidade de realizar 400 exames por hora. O aparelho que foi substituído realizava apenas 50 exames no mesmo período e era todo manual.

Fonte: Neuza Brizola/ Ascom

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade