Federação Sul Americana de Krav Maga, responsável pela modalidade no Brasil, completa 17 anos na Bahia
A defesa pessoal israelense, que hoje é praticada por militares e civis e que tem ganhado cada vez mais espaço – até mesmo nas novelas –, já é conhecida na Bahia
O Mapa da Violência 2015 ressalta municípios da Bahia como destaques entre os mais violentos do país. Itabuna seria o quinto município brasileiro mais violento para pessoas com até 29 anos, com taxa de homicídios em Itabuna em 2012 (ano base do estudo) em 207,4 para cada 100 mil moradores.
Outros três municípios baianos aparecem entre os 10 mais perigosos para adolescentes e jovens. Com taxa de 306 homicídios por 100 mil habitantes, Lauro de Freitas ocupa o primeiro lugar no ranking nacional. Simões Filho aparece na segunda colocação, com taxa de 247. Outro município violento é Porto Seguro, na oitava posição, com taxa de 194,5 assassinatos. Já Ilhéus está na 30ª colocação, com taxa de 128.9 homicídios entre 100 mil moradores na faixa etária entre 15 e 29 anos.
Fatores como esses têm levado a população cada vez mais a procurar métodos para se proteger. Há 17 anos, a Federação Sul Americana de Krav Maga, dirigida pelo Mestre Kobi Lichtenstein, o introdutor do Krav Maga no Brasil, chegava a Salvador com o intuito de levar à população local os conhecimentos sobre a técnica da defesa pessoal israelense.
A Federação é representada na Bahia pelo instrutor Henrique Cerqueira, que hoje coordena os treinamentos em Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas. "Com o crescimento da violência em todo o país, cresce a cada dia a procura pelas técnicas de defesa pessoal, seja por instituições militares, seja por civis”, explica Cerqueira.
Com respostas simples, rápidas e objetivas, o Krav Maga possibilita que qualquer cidadão comum, independentemente de força física, idade ou sexo, possa voltar em segurança para casa.
Não se trata de uma arte marcial e sim da única modalidade reconhecida mundialmente com arte de defesa pessoal.
No Krav Maga não há competições, campeonatos ou medalhas. O maior troféu é a vida que será salva um dia.
Os golpes são curtos e rápidos e visam atingir os pontos sensíveis do corpo humano. Os exercícios são exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.
Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor.
A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. Tudo isso faz dos praticantes de Krav Maga agentes ativos na contenção da violência.
Treino para mulheres – Um exemplo da eficácia do Krav Maga está no treinamento de mulheres. Quando as mulheres descobrem que, apesar de não terem a mesma força física do homem, elas são capazes de se defender de forma simples e eficiente, elas adquirem confiança.
Hoje, 30% dos praticantes de Krav Maga são mulheres. Trata-se de um modo de melhorar a percepção, de adquirir um comportamento mais atento nas ruas, em locais públicos ou mesmo em casa, quando há uma situação de risco com um parceiro agressor, por exemplo.
25 anos de Krav Maga no Brasil - A modalidade foi criada na década de 40, por Imi Lichtenfeld em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida.
Foi trazida ao Brasil em 1990, por Mestre Kobi Lichtenstein, que começou a praticar o Krav Maga aos 3 anos, com Imi Lichtenfeld, e foi o primeiro faixa-preta formado por ele a sair do Estado de Israel para difundir a técnica.
Mestre Kobi fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, Peru e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil.
Ao longo destes anos, Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável, no intuito de manter o Krav Maga fiel à sua criação.
Ainda hoje, o método de prática e de ensino da FSAKM é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel. Isso garante a qualidade do Krav Maga e a segurança de quem pratica.
Para saber mais sobre o Krav Maga acesse: www.kravmaga.com.br