O vice governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, João Leão (PP), acompanhado do deputado Jurandir Oliveira, esteve na manhã deste domingo, 16 de junho, visitando a cidade de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia.
A prefeita Jádina Paiva, que recentemente se filou ao PP, acompanhada de vereadores, assessores e empresários local, recepcionaram o vice govenador e sua comitiva e aproveitou a visita de João Leão para visitar algumas obras na cidade.
Entre as obras visitadas, a principal delas é a famosa ponte que vai de nada para lugar nenhum. O vice governador e secretário ouviu reivindicações da prefeita e de empresários do setor de granito e cana de açúcar e prometeu resolver a situação.
A conclusão da ponte irá favorecer os moradores da cidade que ficarão livres do tráfego das carretas que transportam as pedras de granito. João Leão conversou com o gerente administrativo da Corcovado, Sidicley Mota, a possibilidade de se implantar uma usina de corte em Medeiros Neto.
Para Sidney Mota, a visita de João Leão a cidade foi muito proveitosa, ele explicou que a empresa está há 29 anos na cidade e tem uma grande importância a nível de Bahia no segmento de rocha ornamental, e é importante ter essa visibilidade para o governo do estado, para que possa buscar novas alternativas para fomentar a extração da rocha ornamental da Bahia.
Para o gerente da Corcovado, a cobrança do secretário é muito válida para que esse granito seja beneficiado na Bahia e disse que a empresa já tentou isso em outras oportunidades, através do governo municipal de outros mandatos mas não tiveram a receptividade necessária pra dar andamento ao projeto, que seria, beneficiar o granito em Medeiros Neto, e ele acredita que a partir de agora vai ser um novo horizonte a partir desta visita.
Quanto a recuperação da ponte, Sidicley explicou que a empresa que investe em vários projetos no município, fez uma parceria com a prefeita Jádina Paiva e a usina Santa Maria para buscar alternativas tentando viabilizar o uso da ponte, mesmo, sendo construída em local inapropriado, segundo a visão da empresa.
O gerente da Corcovado concluiu que já foram feitos projetos e, junto com a administração municipal e representantes da usina Santa Maria, foram até a Seinfra em Salvador tentando captar recursos para finalizar a obra.
“Nosso projeto, visa buscar, não só o transporte de rocha ornamental, no caso do granito, como também criar mecanismos para que futuramente possa desenvolver outros segmentos, como no caso do plantio de cana, que está crescendo e outros segmentos como pecuária e agricultura. Agora mesmo a gente está com lavoura de mamão de empresas que estão chegando aqui próximo ao nosso empreendimento, e na verdade tudo isso vai ser beneficiado com esse novo acesso” concluiu Sidicley.
A prefeita Jádina Paiva falou da importância da visita do vice governador João Leão que veio prestigiar e ver as obras que estão em andamento e as que já foram concluídas pelo governo do estado entre elas o asfalto que vai da chegada de Medeiros Neto ao final do bairro Uldurico, 04 ruas em torno do estádio e o asfalto que foi feito no mercado municipal.
Jádina aproveitou a oportunidade para pedir a liberação de pavimentação asfáltica em algumas ruas e no entrono do mercado municipal e de duas ladeiras próximas de onde algumas ruas foram asfaltadas.
Ponte;
“Foi uma obra que foi feita e a gente viu que não tinha estrada, era uma obra que ia de nada a lugar nenhum, não tinha serventia, então eu procurei o governador, procurei o vice, e ele também deu uma olhada e viu que mesmo a obra que está sendo feita agora é inviável, por conta do peso das carretas, com qualquer chuva ela não consegue transitar, então o vice disse que pudéssemos ficar despreocupados que ele vai dar o asfalto para dar serventia aquela estrada, e ai ele pediu que eu fosse pra gente agilizar o asfalto daquela obra”.
Para concluir a refeita falou das obras que já foram feitas e de projetos futuros e os próximos passos é o calçamento de algumas ruas no bairro Uldurico. Jádina afirmou que em seu mandato já foram calçadas com recursos próprios, 30 ruas nos bairros Bela Vista, Uldurico e Nossa Senhora Aparecida. O distrito de Juracitaba também recebeu calçamento em duas ruas.
Arraiá
Na verdade, esse 34º Arraiá do Agua Fria foi de muito sofrimento, porque a gente sabe que a crise está em todo país e nos municípios, mas eu não poderia deixar essa cultura morrer, então eu fui até o governo do estado, pedi ajuda através da Bahiatursa, que nos cedeu Solange Almeida e Frank Aguiar. O deputado Jurandir colocou uma emenda de cem mil reais, e o deputado Cajado, via governo federal, liberou uma emenda de 113 mil reais, onde está incluído o show de Cavaleiros do Forró. Foi muita correria, mas Deus é muito grande e deu tudo certo” concluiu a gestora.