Bolsonaro chega de ambulância a hospital de Natal — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Natal (RN), 11 de abril de 2025 — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado nesta sexta-feira (11) no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), após apresentar fortes dores abdominais e quadro de distensão no abdômen enquanto cumpria agenda política no interior do estado. De acordo com boletim médico divulgado pela esposa, Michelle Bolsonaro, o ex-presidente está com o quadro de saúde estável e passa por exames complementares.
Segundo o boletim da unidade de saúde, Bolsonaro chegou ao hospital com sintomas de distensão abdominal e dor, mas apresentou melhora clínica após ser medicado. Ele está orientado, sem dor no momento, recebendo hidratação, dieta zero e tratamento com profilaxia antibacteriana.
“Está programada a realização de exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico”, informou a nota do hospital.
Em entrevista coletiva realizada por volta das 13h, o cirurgião Hélio Barreto e o diretor geral da unidade, Luiz Roberto Fonseca, esclareceram que Bolsonaro tem uma condição de semioclusão intestinal e segue sendo monitorado. “Ele saiu de uma situação de emergência e agora está em uma condição clínica. Não há necessidade de cirurgia neste momento”, afirmou o diretor.
Os médicos descartaram, por ora, um abdômen agudo destrutivo ou infeccioso que exigisse intervenção cirúrgica imediata. Segundo Fonseca, o ex-presidente está sendo mantido em observação, com reposição de eletrólitos, hidratação e monitoramento do funcionamento intestinal.
Um andar inteiro do hospital foi reservado exclusivamente para o ex-presidente, como medida de segurança. “A prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida, sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital”, disse o diretor.
Ainda segundo os profissionais de saúde, Bolsonaro poderá ser transferido para outro centro médico por UTI aérea, caso os exames indiquem a necessidade. Essa decisão será tomada em conjunto com a família e a equipe médica.
Mal-estar começou no interior do estado
O ex-presidente estava na cidade de Tangará, a 98 km de Natal, quando começou a sentir dores abdominais. Ele foi levado de carro até o Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi estabilizado. Em seguida, foi transferido de ambulância até o estádio municipal da cidade, de onde embarcou em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte com destino à capital.
A equipe de comunicação de Bolsonaro informou que boletins serão divulgados conforme a evolução do quadro clínico.