Através da Secretaria de Agricultura, Diretoria de Meio Ambiente e COMAM, a Prefeitura de Itanhém promoveu nesta quinta feira (11/6), na Escola Família Agrícola, o I Seminário de Meio Ambiente Sustentável.
O evento destinado à comunidade em geral, especialmente aos proprietários rurais, iniciou ás 8h30 com um café especial para os convidados. A abertura do evento foi marcada por apresentações dos alunos da AABB comunidade, de responsabilidade da professora Kinha Kretli, com tema pertinente á conservação do meio ambiente.
Para composição da mesa, foram convidados o Diretor de meio ambiente, Adailton Marques Miranda, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Reinaldo Vieira e do Conselho Municipal de Meio Ambiente Alfim do Nascimento, o Vereador Audrey Correia, o Secretário de Agricultura Rogério Lopes e o vice-prefeito, Alex Chaves.
Em sua fala, o vice-prefeito disse que já é hora de pararmos com os belos discursos sobre a conservação da natureza e colocarmos em prática aquilo que nós já sabemos que precisa ser feito.
Também participaram do Seminário o presidente da associação dos apicultores, Kennedy Cacique, o técnico agrícola e ambientalista, representante do sindicato rural de Ibirapuã, Onésio Alves da Rocha e o representante da associação dos pequenos produtores rurais de Vila São José, Jomar dos santos Fagundes.
O evento seguiu com uma palestra ministrada pelos técnicos em edificações ambientais, Israel Lopes Santos e Mariel Souza Cardoso, da Consultoria ADEQUAR de Teixeira de Freitas, á cerca da importância do cadastro CEFIR. Logo depois da primeira palestra, foi servido um almoço para os convidados. Já no segundo período do seminário, o senhor João Luiz Montí, da fundação padre José Koopmans, palestrou sobre leis ambientais, crimes ambientais, e áreas de preservação ambiental.
Ao final do seminário foram feitos vários encaminhamentos para a prefeitura, governo do estado e governo federal, com a idéia de conseguir cadastrar as propriedades rurais no cadastro estadual de florestas e imóveis rurais, (CEFIR)
De acordo com o diretor de meio ambiente, Adailton Marques Miranda, o seminário atingiu seu objetivo, que era de promover o compartilhamento de experiências e informar os produtores rurais sobre o CEFIR e outras questões ambientais, relativos ás propriedades rurais.