Ornelas Filho, conhecido por interpretar um dos Sacis do elenco secundário da primeira versão do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, exibida em 1977 na Rede Globo, morreu na última quarta-feira (4), no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.
Ele, que chegou a representar o personagem lendário em apresentações de teatro e circo pelo Brasil, ganhava a vida com sua arte. “Vivia das aparições como Saci, já que não tinha uma das pernas. Até fazia outros personagens, mas o que vendia mais era o Saci. Ele fez shows em circos, clubes… Andava para lá e para cá como Saci. Ele só veio a ter uma perna mecânica recentemente, um presente do Stepan Nercessian“, contou o diretor de circo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (Sated-RJ) e amigo do artista, Limachem Cherem.
O sindicato chegou a emitir uma nota em que lamenta a morte de Ornelas, se referindo a ele como ”grande amigo e companheiro de jornada”.
De acordo com amigos próximos ao artista, ele enfrentava um câncer e, antes do carnaval, chegou a ser internado por duas vezes no hospital em que veio a falecer. Desta vez, ele estava na unidade de saúde desde a última segunda-feira, dia 2.