Publicidade Davaca novo

Iniciativa da Suzano gera renda e autonomia para pescadores, pescadoras e marisqueiras de Nova Viçosa

Mulheres e homens participaram de curso de aproveitamento de resíduos do pescado e já estão transformando o aprendizado em novas oportunidades

Por Neuza em 16/02/2022 às 12:19

 

Pescadores e pescadoras, marisqueiras, proprietários e colaboradores de restaurantes e barracas de Nova Viçosa, que participaram do curso Beneficiamento, aproveitamento de resíduos de pescados e educação financeira, promovido pela Suzano, já estão aumentando suas habilidades e gerando renda com o que aprenderam durante a formação.  A capacitação aconteceu em dezembro do ano passado com o objetivo de agregar valor ao pescado e também promover a sustentabilidade, diminuindo a geração de resíduos na atividade pesqueira.

 

Parte desse grupo já está transformando todo o aprendizado em renda, desenvolvendo produtos para venda direta, implementando as receitas nos cardápios de seus estabelecimentos ou fornecendo para restaurantes e barracas de praia da região.

As aulas foram ministradas por Cida Pescadora, que atua há mais de 20 anos com piscicultura familiar. Além de receitas, as participantes também aprenderam sobre empoderamento feminino e educação financeira, adequação dos processos de beneficiamento e aproveitamento de resíduos à legislação sanitária e apoio à gestão dos negócios de forma sustentável, adotando-se a caderneta agroecológica voltada à atividade pesqueira.

“Não sabia que era possível criar tantos produtos diferenciados a partir do pescado, como o medalhão de peixe, que é delicioso, a linguiça e até a ração para animais.  O curso abriu meus olhos para algo que muitas vezes é desvalorizado” afirma Josélia de Oliveira, pescadora e proprietária da Cabana da Morena, na Praia Lugar Comum, em Nova Viçosa.

A iniciativa da Suzano de qualificar profissionais e contribuir para a geração de renda na região é guiada por um dos direcionadores de cultura da empresa, de que Só é bom para nós se for para o mundo.  “A formação de pescadoras e marisqueiras é muito importante porque estimula a força produtiva feminina e contribui para redução de desigualdades de gênero. Investir em conhecimento e formação profissional é um dos compromissos da Suzano com a comunidade. Em 2022, queremos promover outros cursos de capacitação no município de Nova Viçosa, garantindo o aumento da renda das famílias”, afirma Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.


Fonte: Por; BenahiaFiguêiredo

Tags:   Iniciativa da Suzano gera renda e autonomia para pescadores
publicidade