A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itabela, concluiu as investigações sobre o homicídio de Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, conhecido como Tonhão, ocorrido na madrugada do dia 31 de julho de 2025, no Distrito de Monte Pascoal.
O crime, que chocou a comunidade pela violência, aconteceu por volta das 4h40, na residência da vítima, localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima. Tonhão, que era funcionário da Prefeitura de Itabela, foi encontrado morto com diversos disparos de arma de fogo na cabeça e na perna.
As investigações apontaram como autores do homicídio dois jovens identificados como R.L.N., conhecido como RN, de 23 anos, e C.R.S., o Rapa Rapa, de 18 anos, além de um adolescente de iniciais P.B.D.J., conhecido como 3P, que permanece foragido.
Diante dos indícios e depoimentos colhidos, a Justiça deferiu os pedidos de prisão temporária para os dois maiores de idade e busca e apreensão do adolescente.
No dia 8 de agosto, RN foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Durante o interrogatório, confessou a participação no homicídio e afirmou que a arma apreendida em seu poder foi usada no crime.
Já no dia 20 de agosto, Rapa Rapa foi preso no próprio distrito de Monte Pascoal, mas optou por permanecer em silêncio durante o interrogatório.
O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário sob o número 8001238-84.2025.8.05.0111. Nele, constam pedidos de prisão preventiva para os envolvidos maiores de idade, bem como a internação do adolescente foragido. Os três respondem por homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores.
A Polícia Civil reforça os esforços para localizar e apreender o adolescente 3P, e solicita que qualquer informação seja repassada de forma sigilosa às autoridades.