Um homem, de 50 anos, foi diagnosticado com uma fratura no pênis em Java, na Indonédia. De acordo com a revista 'Journal of Surgery', o paciente resolveu ir à unidade hospitalar após ouvir um estalo durante o ato sexual, seguido de sagramento na uretra, desconforto extremo e um aparente inchaço na genitália.
Após exames, a equipe médica atestou a "deformidade berinjela". O quadro de saúde tem este nome, pois gera deformidade no membro, além de inchaço. Além da aparência anormal, os profissionais encontraram uma hemorragia "significativa" nos tecidos do pênis, o que deu uma coloração arroxeada ao órgão, dificultando o trabalho de encontrar o local exato em que aconteceu a fratura.
O homem teve que passar por uma cirurgia imediata para reparar o problema. Após ser identificada, a câmara erétil quebrada foi fixada com materiais absorvíveis pelo próprio organismo e fechada com pontos, e as extremidades da uretra, o canal que conduz a urina da bexiga para forma do corpo, também foram reparadas cirurgicamente. Além disso, um tubo de drenagem foi inserido no escroto, para evitar a formulação de coágulos na região.
Após cinco dias, o paciente teve alta hospitalar. Um cateter foi mantido na uretra por 21 dias para garantir a recuperação do canal. "O paciente voltou para uma checagem no sétimo dia de pós-operatório. A cicatriz pareceu estar em bom estado", relataram os médicos no relatório.
"O paciente foi avaliado novamente no 21º dia de pós-operatório, quando o cateter de uretra foi retirado. O resultado foi considerado satisfatório", continuaram.
Quatro meses após o ocorrido, o paciente teria afirmado estar "muito satisfeito com o resultado", sem ter problemas para manter relações sexuais ou para urinar. Seu pênis, porém, ainda apresenta uma leve curvatura durante a ereção, mas sem dor.