O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 25 de novembro e o Hemoba de Teixeira de Freitas, em parceria com o Rotary Clube e a Loja Maçônica Profeta Issa, Redenção do Extremo Sul, realizaram uma ação neste sábado, 22 de novembro.
O Hemoba já realiza a ação há alguns anos com a parceria do Rotary Clube e da Loja Maçônica, com o objetivo de aumentar o número de doadores. Segundo a coordenadora do Hemoba, Luísa Sommerlartte N. de Sá, a expectativa é receber cerca de 200 doadores e superar as coletas dos anos anteriores, e que através da ação as pessoas possam continuar doando no decorrer do ano.
Para o doador Joseli Amorim dos Santos, de 27 anos, é a primeira vez que doa sangue, acha a ação muito importante, pois possibilita que as pessoas conheçam a importância de doar sangue e salvar vidas.
"Temos que ter um banco de sangue à altura da procura da população, principalmente nessa época do ano, pois muitas das vezes deixamos de salvar uma vida por falta de sangue. Doar sangue é doar vida”, disse Rubens Ferraz, membro do Rotary Clube.
A ação continuará até às 17 horas deste sábado, 22. Para doar, você precisa: ser uma pessoa saudável, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 quilos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, portar documentação original de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, ou Carteira Profissional) emitido por órgão oficial.
Você não pode doar sangue se:
Estiver gripado, estiver grávida ou amamentando, teve hepatite após os 10 anos de idade, ingerir bebida alcoólica 4 horas antes da doação, fez tatuagem ou piercing há menos de um ano, for portadora de infecções transmissíveis pelo sangue, como: HIV, HTLV, Hepatite B ou C, Sífilis e Doença de Chagas, for usuário de drogas ou apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
SulBahiaNews - A publicação do texto está autorizada desde que o veículo cite a fonte.