Representantes do Governo Municipal e comunidade do Residencial Castelinho I se reuniram na tarde de quarta-feira (17) para o lançamento do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS). O Projeto é uma parceria entre o Governo Municipal/Secretaria Municipal de Habitação, Governo Federal/Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.
De maneira geral, o PTTS visa o desenvolvimento da autonomia e independência dos moradores, através de ações de apoio à participação efetiva em comunidade. As atividades promovidas serão voltadas para a educação ambiental, comunitária, e inclusão social e produtiva, garantindo a sustentabilidade do empreendimento. O prefeito João Bosco participou do lançamento e destacou a importância do PTTS para dar "oportunidade de discutir e reconstruir relações” com o objetivo de proporcionar a convivência harmônica na comunidade.
Para tanto, o PTTS está baseado em cinco eixos: Mobilização e Educação Comunitária; Educação Sanitária e Ambiental; Assistência Técnica; Oficinas Culturais; Capacitação Profissional. E as atividades previstas vão desde palestras sobre Planejamento Familiar e Prevenção de Drogas até minicursos de Empreendedorismo e Produção de Vídeos. A capacitação profissional abrange a culinária, construção civil, atendimento e várias outras áreas.
"Esse bairro é a casa de vocês e nós temos que cuidar do que temos”, comentou o prefeito ao discorrer sobre o histórico e importância do Programa Minha Casa Minha Vida que, além de garantir a moradia com toda infraestrutura (calçada, pavimentação, drenagem pluvial e esgotamento), atua também, por meio do PTTS, com a qualificação e formação cidadã da comunidade. Sobre a Projeto, a moradora Valéria convocou os vizinhos: "vamos receber esse projeto de braços abertos, porque eles têm muito a contribuir com a gente”.
O PTTS será aplicado no residencial pelo Instituto de Educação Profissional (Proinep) que já está trabalhando no Castelinho I com o Plantão Social – trabalho feito de porta em porta para informação sobre as atividades e realização das inscrições, que já somam mais de 200.
Além dos citados, também estiveram presentes o secretário de Habitação Ailton Vieira de Souza; a presidente da Proinep Marian Hage; o secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro; o procurador-geral do município Ali Abutrabe; o chefe de gabinete Marcílio Goulart e vereadores.