No próximo sábado, 20 de maio, às 20h30min, Teixeira de Freitas recebe o monólogo O sonho de um homem ridículo, baseado na obra de mesmo nome do Fiódor Dostoiévski, interpretada pelo artista Gil Soares e dirigido por Enrico Fasella. Será apresentado no auditório Carlos Drummond de Andrade da Escola Municipal São Lourenço e o valor do ingresso é de apenas R$ 20,00 (vinte reais).
Para ficar ainda mais emocionante, o diretor acrescentou à obra um trecho de texto shakespeariano, o monólogo O Menestrel, e também o poema Cântico Negro, de José Régio, fazendo uma adaptação com as três obras.
Essa adaptação é uma produção da Torino Spettacoli, de Turim (Itália), e recebeu no Brasil o apoio cultural Companhia de Teatro Temat. “Esse espetáculo é nosso, é super brasileiro, numa linguagem universal, é brasileiro e universal ao mesmo tempo”, contou Gil sobre a adaptação das três obras.
Gil disse que já apresentou este monólogo em Turim, em língua portuguesa, para um público de língua italiana, brasileira e espanhola, e foi muito bem aceito pela crítica europeia. “Independente de língua, raça ou cor, todo mundo vai entender por conta da força do espetáculo em si”, ressaltou o artista sobre a peça.
Ainda de acordo com Gil, esse “é um espetáculo muito bom, muito dinâmico e objetivo”, apresentado em apenas uma hora, e com muita música, expressões corporais e vocais. Esse é o perfil do artista: forte e, ao mesmo tempo, sensível. Gil consegue emocionar o público tanto pelo jogo das palavras, como também através de gestos, compassadamente, poéticos.