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Gerentes da Ricardo Eletro e Casas Bahia são conduzidos à delegacia por fraude no Black Friday

Dentre os estabelecimentos notificados, os casos mais graves foram encontrados nas lojas Ricardo Eletro e na Casas Bahia

Por Neuza em 24/11/2017 às 11:02


Uma operação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) em Salvador na manhã desta sexta feira, (24), autuou algumas lojas por propaganda enganosa durante a "Black Friday".

Dentre os estabelecimentos notificados, os casos mais graves foram encontrados nas lojas Guaibim e Ricardo Eletro, localizadas no Shopping da Bahia, e na Casas Bahia, do Shopping Barra, onde foi constatado a prática de propaganda enganosa.

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 empresas do varejo nacional. Com o tempo empresas varejistas de todo o país foram adotando o Black Friday que já existe na  maioria das cidades, como é o caso de Teixeira de Freitas. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones e eletroeletrônicos. Algumas lojas prometem descontos de até 70%.

Apesar de toda expectativa gerada com a propaganda de descontos oferecidos pelas grandes lojas, o movimento na cidade na parte da manhã foi tímido, mesmo algumas lojas de moveis e eletrodomésticos que promovem grandes promoções anuais, o movimento estava pouco, segundo um vendedor. Em algumas lojas de cadeia nacional, até houve fila na porta, mais nada comparado aos anos anteriores.

Uma moradora do Recanto do Lago que veio comprar um tênis para o filho, os preços das lojas não estavam diferentes dos praticados em outros dias. Ainda segundo a cliente,  na opinião dela, a Black Friday de Teixeira,  era mais publicidade do que realidade.

Já para Ercílio, gerente de uma rede de loja de vestuário, a expectativa é muito boa “o mês passado e início deste mês, as vendas caíram muito, espero que hoje e amanhã, a gente consiga vender o que não vendemos durante o mês”, disse o gerente que acrescentou esperar um aumento de 100% nas vendas durante o Black Friday.

Essa rede de farmácia baixou a tintura de cabelo em quase 50%

Com tudo isso, é preciso que os compradores fiquem espertos para não cair no golpe do desconto, muitas lojas aumentam o preço da mercadoria dias antes do Black Friday para diminuir durante o evento, isso já está comprovado em vários cantos do país, como aconteceu com as lojas Ricardo Eletro, Casas Bahia e Guiabim em Salvador. Uma loja da Rua Lomanto Júnior além de não expor o preço como manda a lei de defesa do consumidor, só colocou tabelas com descontos de 23, 30 e 50%, sem especificar o valor do produto exposto.


Ruas e lojas vazias no centro de Teixeira nas primeiras horas da manhã

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira Black friday
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