O 5º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira acabou de terminar e os resultados preliminares para os estabelecimentos participantes já são muito positivos. Com toda a mídia que é feita antes e durante cada edição do evento, além da expectativa que já é gerada pelo histórico do festival, a procura pelos locais que aderem costuma ser grande. Este ano, os empresários relataram que houve um aumento médio de 30% nas vendas desde que o evento começou. Os clientes vão em busca de conhecer os pratos que estão concorrendo nas seis categorias, mas acabam também se interessando por outros produtos oferecidos.
Para alguns empresários, esse resultado positivo apareceu logo no primeiro dia do evento. Ana Amélia, dona da cafeteria e queijaria O Fino do Leite, vendeu 26 pratos na estreia da edição. Ela está concorrendo na categoria “lanche” com um pão de queijo feito na frigideira, recheado com carne suína, bacon, queijo, banana da terra e chutney de cebola, e muito queijo por cima. Acompanha ainda um cafezinho adoçado com rapadura. Essa é quarta vez que ela participa do festival, levando segundo lugar na segunda edição e primeiro lugar na terceira e quarta. Para ela, as expectativas de crescimento de fluxo de clientes sempre são animadoras, mas esse ano chegou a surpreender.
Outro caso de sucesso desta 5ª edição do festival é o restaurante Komaqui. Com a estreia da categoria “Self-service”, os empresários Márcia e Jairo Souza viram a chance de participar. O restaurante passou por uma reforma antes do evento e recebe agora os clientes com um novo visual. Para a disputa, estão servindo um peixe assado com especiarias, recheado com moqueca de camarão, decorado com batatas e pimentões e acompanhado por arroz com leite de coco. O casal está animado com os resultados obtidos desde o lançamento do festival, já que eles chegaram a registrar um aumento de 100% em seu faturamento.
Para o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, ver o festival consolidado e trazendo frutos para os participantes é o grande orgulho da organização deste evento. “Para nós esse momento é norteador. A proposta é incentivar o empresário a se capacitar e modernizar seu negócio. E o festival também se tornou um indutor da gastronomia de Teixeira de Freitas, uma vez que quando um empresário inova, ele incentiva os demais. Temos alguns depoimentos bem interessantes de boa participação dos empresários e essa perspectiva é muito boa.”
O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira é realizado desde 2017 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, mas conta com apoio máster do Sebrae e do Senac. Este ano, o evento aconteceu entre os dias 7 e 25 novembro. Ao longo desses dias, além da venda dos pratos, houve uma agenda intensa de atividades. No Pátio Mix, aconteceram aulas gastronômicas com Cozinha Show, Cozinha Kids e Desafio Gastronômico. No Mercado Municipal, todo sábado deste período teve o Mercado Gourmet.
Avaliação técnica
Um momento que também é muito aguardado é a avaliação técnica dos pratos. Os vencedores das categorias são os que recebem as maiores notas do público e dos técnicos do Senai. A avaliação inclui a apresentação, degustação, atendimento e ambiente. Durante três dias, os professores do Senac, Pedro Sobral, chef de cozinha, e Joaldo Farias, maître, provaram todos os 25 pratos dos 15 estabelecimentos participantes.
Para dar a nota, eles observaram não apenas o sabor, mas os mínimos detalhes, como a atenção dos atendentes, o modo de servir o prato, o uso de ingredientes de qualidade e o respeito ao tema “Cozinha Autoral: da Raiz ao Contemporâneo”. A avaliação dos dois professores é o peso maior para a escolha dos vencedores das categorias, complementada pelo voto popular.
Os dois avaliadores mostraram-se satisfeitos com o que encontraram em Teixeira de Freitas, ressaltando que a cidade está apresentando uma gastronomia de excelência. Durante a estadia, eles também aproveitaram para participar da Cozinha Show, deixando aos teixeirenses um pouco de seu conhecimento.