Esses são os números da ação realizada na parceria do governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), com o Consórcio Público Interfederativo de Saúde (Consaúde) do Extremo Sul da Bahia.
Ao todo, foram 75.438 procedimentos, com cirurgias de catarata (2.530), ultrassonografias (7.372), mamografias (1.183), consultas oftalmológicas (4.376), serviços bucais (5.170) e vários outros procedimentos (54.807).
A feira de saúde aconteceu numa ação descentralizada em quatro cidades da região (Caravelas, Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas), entre os dias 29 de julho e 09 de agosto, aumentando a oportunidade de muita gente ser atendida.
Caravelas foi a primeira cidade a realizar a feira da saúde, com várias carretas realizando diversos serviços, num total de 26.048 procedimentos, realizados nos dias 29 e 30 de julho.
De lá, a estrutura foi transferida para a cidade de Itanhém, onde foram realizados 9.644 procedimentos, entre os dias 02 e 03 de agosto, e para Medeiros Neto, com a realização de 18.579 procedimentos, entre os dias 06 e 07 de agosto.
Na Policlínica Regional de Teixeira de Freitas foram realizados 21.167 procedimentos de saúde e de cidadania, nos dias 08 e 09 de agosto, em mais uma oportunidade para os moradores de Teixeira de Freitas e também para quem não conseguiu ser atendido nas cidades da região.
Uma iniciativa proposta pela equipe do Consaúde, ao identificar as necessidades dos moradores da região e apresentar ao governo da Bahia o modelo ideal para os atendimentos e cuidados, que por trás de cada número tem uma pessoa e sua necessidade.
O Presidente do Consaúde, Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), explicou que, "essa foi uma das maiores ações já realizadas na região, com diversos serviços de saúde e de cidadania, facilitando o acesso e zerando filas de espera", disse.