Publicidade Davaca novo

Familiares e amigos dão adeus a dona Mariinha, velório foi ao som da Orquestra 09 de Maio

Familiares e amigos dão adeus a dona Mariinha, velório foi ao som da Orquestra 09 de Maio

Por Neuza em 24/05/2017 às 10:43


Familiares e amigos deram o último adeus a dona “Mariinha” na manhã desta quarta feira, 24 de maio. O corpo da matriarca do hospital Sobrasa foi velado durante toda a tarde e a noite de ontem no pátio do hospital que ajudou a fundar junto com o marido Dr. Rafael de Castro no inicio dos anos 70 quando Teixeira de Freitas ainda era um povoado.

O corpo de dona Maria dos Santos Castro foi sepultado ao lado do marido no cemitério Jardim da saudade, localizado na Avenida São Paulo, centro de Teixeira de Freitas. O último adeus a dona Mariinha foi ao som da Orquestra 09 de Maio, uma homenagem de familiares e amigos a uma mulher que muito contribuiu para o desenvolvimento da saúde de nossa região.

 No inicio dos anos 70 dona Mariinha junto com o marido o médico Dr. Rafael de Castro, chegaram a Teixeira de Freitas, vindos de Belo Horizonte, com o sonho de construir um hospital e levar saúde para essa região que na época era tão carente, e assim, nasceu, com o apoio do então governador Antonio Carlos Magalhães,  a Sociedade Brasileira de Amparo a Saúde- SOBRASA, que também ganhou o nome de hospital Govenador Antonio Carlos Magalhães , uma homenagem ao governador que não mediu esforços para que o projeto desse certo, e deu.

No inicio, vieram alguns médicos, Dr. Jacó Muniz Medeiros foi um dos primeiros a integrar o corpo médico do hospital, todos moravam no prédio do Sobrasa, inclusive dona Mariinha e Dr. Rafael. O terreno aonde hoje funciona a unidade de saúde foi doado por Gilberto Cardoso, um dos fundadores de Teixeira.

Dona Mariinha se foi, mais o sonho dela e de Dr. Rafael se tronou realidade e hoje o Hospital Sobrasa é um dos maiores de nossa região, atendendo várias especialidades e oferecendo serviço de UTI e sendo referência em saúde em todo extremo sul da Bahia.

Fonte: Neuza Brizola/Portaldoextremosul

Tags:   Teixeira enterro Mariinha
publicidade