Publicidade Davaca novo

Explicando a dor – Dr. Leonardo Felipe

Por Neuza em 07/09/2021 às 12:11

A dor pode ser aguda ou leve, constante ou intermitente, latejante ou estável. Às vezes, pode ser muito difícil descrever a dor. Pode-se sentir num só local ou sobre uma área extensa. Sua intensidade pode variar de leve a intolerável.

Sendo assim como afirma Dr. Leonardo Felipe ao abordar a fisiologia da dor, é preciso compreender o percurso realizado desde o momento do estímulo até a percepção, a qual irá permitir que a dor seja efetivamente sentida e percebida na sua localização específica/região. 

Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. 

Pode se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico. Desse modo, pode-se afirmar que a dor chega ao córtex cerebral através de cinco fases: 

  1. Transdução;
  2.  II) Condução; 
  3. III) Transmissão; 
  4. IV) Percepção; 
  5. V) Modulação. 

Visto que a dor pode ser classificada dor crônica e aguda. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.

De modo geral, não há dúvidas de que a dor é muitas vezes uma experiência traumática e com repercussões na personalidade do paciente. A relação do paciente com essas dores produz sentimentos que podem interferir diretamente no processo de recuperação das patologias apresentadas. 

Qualquer dor, seja ela aguda ou crônica, de causa conhecida ou desconhecida, possui sempre um componente psicológico que varia de pessoa para pessoa e é influenciado por fatores culturais, étnicos, sociais e ambientais. 

Além disso, os tratamentos devem ser levados a sério, visto que, se aplicados inadequadamente, podem resultar em insegurança, ansiedade e outros sentimentos que agravam o quadro e geram desgaste ao paciente e maior gasto na assistência à saúde. 

Formado em Reabilitação de Coluna e Dor, Quiropraxia. Dr Leonardo Felipe quiropraxia, chamados de quiropratas, realizam uma série de análises e, principalmente, movimentos com as mãos para restaurar o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo. Isso, permite que as dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem.

Atendimento e avaliação   - Center Fisio. Clinica  da Coluna e Dor.  Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia.  Tel. (73) 99936-2928.

Fonte: Por; Leonardo Felipe

Tags:   Explicando a dor – Dr. Leonardo Felipe
publicidade