O agressor, José Eduardo de Souza Filho - Foto: Redes sociais
Um caso de violência contra a mulher causou revolta na população de Itabuna, no sul da Bahia. Um servidor público municipal, identificado como José Eduardo de Souza Filho, foi flagrado por câmeras de segurança agredindo brutalmente a ex-namorada com socos, chutes e puxões de cabelo, em plena via pública, no bairro Mangabinha, na noite da última segunda-feira (22).
As imagens mostram a vítima tentando fugir enquanto é perseguida pelo agressor, que a alcança e a ataca violentamente. Durante a agressão, ele ainda arranca a blusa da vítima, o que acentuou a crueldade do ato. A mulher, que teve um relacionamento de três anos com José Eduardo, precisou buscar atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabuna devido às lesões sofridas. Apesar da violência, ela está fora de perigo.
Segundo informações, José Eduardo não aceitava o fim do relacionamento. Ele teria se aproximado com a alegação de que queria conversar, mas rapidamente passou a ameaçar e atacar a ex-companheira.
A ocorrência está sendo investigada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Itabuna), que instaurou um inquérito para apurar os crimes de lesão corporal e ameaça. A polícia informou ainda que foi solicitada medida protetiva de urgência em favor da vítima e que diligências estão sendo realizadas para localizar o agressor, que até o momento está foragido.
Em nota oficial, a Prefeitura de Itabuna manifestou repúdio e indignação diante da conduta do servidor. José Eduardo atuava como assistente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde desde 2021 e foi afastado imediatamente de suas funções. A gestão municipal informou ainda que iniciou um processo de desligamento do servidor.
A sociedade civil e organizações de defesa dos direitos das mulheres reforçam a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas, além da responsabilização exemplar dos autores de violência de gênero.
Nota da Prefeitura de Itabuna na íntegra:
"A Prefeitura de Itabuna, por meio do prefeito Augusto Castro, vem a público manifestar total repúdio e indignação diante dos atos de violência cometidos contra uma mulher envolvendo o servidor José Eduardo de Souza Filho, lotado na Secretaria Municipal de Saúde. A vítima também recebeu a solidariedade da primeira-dama Andrea Castro, que repudia o grave episódio. Tão logo teve conhecimento dos fatos — amplamente divulgados por meio de vídeos nas redes sociais e na imprensa — a gestão municipal adotou, de forma imediata, todas as medidas cabíveis, incluindo o afastamento e o processo de desligamento do servidor, que, desde 2021, exercia a função de assistente administrativo. A Prefeitura de Itabuna reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos humanos, especialmente no combate à violência contra a mulher, e destaca que não compactua, em hipótese alguma, com condutas que atentem contra a integridade física, emocional ou moral de qualquer pessoa. Por fim, esperamos que as autoridades competentes conduzam a devida apuração dos fatos e a responsabilização legal e penal do agressor, nos termos da legislação vigente."