prefeita Luciana Machado e o esposo o deputado Robinho participando de evento em Caravelas. Foto- Neuza Brizola
Principal fonte de renda para moradores das cidades litorâneas, o turismo que há quase dois anos ficou parado devido a pandemia do Covid 19, após boa parte dos brasileiros estarem vacinados, começa a despontar para alegria dos turistas que visitam nossa região como para as pessoas que dependem da chegada dos visitantes para aumentar sua fonte de renda.
A prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado, que vem preparando o município para receber os turistas, decidiu fazer um evento teste para avaliar a contaminação ou não do Covid entre os participantes.
Luciana falou das dificuldades enfrentadas nos primeiros meses de governo “ O turismo, principalmente pra Nova Viçosa (sede) é uma coisa muito importante, a sede hoje é movida pelo turismo e pela pesca, e eu já estou preparando a nossa cidade pra receber os turistas, cuidando da aparência da nossa cidade”.
Segundo a prefeita, ela recebeu o município com muito lixo, com muito entulho o que não era agradável aos olhos de moradores e turistas, além de prejudicar a saúde com a proliferação de insetos peçonhentos “nós estamos cuidando da aparência do nosso município bem como da saúde. O turista quando ele vem pra nossa cidade, ele quer ter uma segurança, ele quer saber que, se ele tem um problema de saúde, ele tem uma clinica que vai atender , tem um hospital que vai dar os primeiros socorros pra ele” enfatizou a gestora.
Luciana disse que primeiro evento teste é um campeonato de esportes na areia, como Futevôlei e Beach que acontece em outubro na sede de Nova Viçosa “ A gente quer dar um inicio, uma preparação pra iniciar nosso turismo, iniciar nosso verão, mas de forma muito moderada, de forma muito responsável, porque graças a Deus, os casos de COVID-19 já praticamente acabaram no nosso município, mas a gente não pode brincar, porque essa doença ainda não acabou, então hoje a nossa primeira ação será esse evento agora em outubro, que é a comemoração da festa das baleias”.
“Então o que eu quero dizer é, estamos fazendo um esquenta, um preparo para que a população veja, não vamos fazer muito alarde, nem propagar muito, até mesmo porque a gente precisa saber como a população vai enxergar isso. Primeiro vamos investir no esporte, campeonatos de esporte, pra depois a gente avaliar como vai ser essa abertura do verão e do turismo de Nova Viçosa” finalizou a prefeita dizendo que, primeiro sua preocupação é cuidar da aparência da cidade, que ainda precisa de muito cuidado.
Luciana deixou claro que o campeonato municipal não vai ser aberto, vai ser pra população do município, com as equipes de lá, porque ainda não pode estar abrindo pra setores grandes, competições muito grandes, mas ela acredita que com isso algum parente vai está presente, vai movimentar um pouco a rede hoteleira, vai movimentar os restaurantes, as lanchonetes, e acabou dizendo “estamos atentos, preocupados com o turismo, sei que muita gente perdeu com essa pandemia, e eu como gestora o que puder fazer para que o turismo e a economia do nosso município melhorem , eu vou estar atenta sim, mas com muita responsabilidade”.