Publicidade Davaca novo

Estudantes das escolas municipais de Mucuri tem avaliação contínua de aprendizagem

Por Neuza em 31/03/2025 às 07:52

Estudantes das escolas municipais de Mucuri tem avaliação contínua de aprendizagem

Entre os dias 17 e 27 de março, a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou pela primeira vez a aplicação das Avaliações Contínuas da Aprendizagem – Ciclo I, integrando as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). As provas foram realizadas em dias específicos para cada disciplina, direcionadas às turmas do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Mais de 1900 estudantes participaram das avaliações que abrangem habilidades de fluência leitora, escrita, interpretação de texto e resolução de problemas. Os testes aconteceram simultaneamente em todas as escolas municipais, sendo a de Fluência no período de 17 a 21/03, Língua Portuguesa – Leitura (25/03), Escrita (26/03), finalizando com a avaliação de Matemática (27/03). As turmas de 1º, 3º e 4º ano realizaram apenas as avaliações de Fluência Leitora.

A consultora pedagógica da Secretaria de Educação de Mucuri, professora Clarissa Magalhães Costa, explicou que “as avaliações são estratégias importantes para que os professores, equipes gestoras e equipe técnica da SEME possam analisar o nível de aprendizado e de conhecimento dos alunos, em relação ao que é esperado que eles aprendam em cada ano da escolaridade e, assim, planejar intervenções pedagógicas mais assertivas que atendam as necessidades de aprendizagem dos alunos”.

A consultora explica que as avaliações acontecerão em três ciclos ao longo do ano, sendo que os ciclos II e III estão programados para os meses de junho e setembro, respectivamente, conforme orienta o Ministério da Educação (MEC).

O objetivo dessa política educacional, proposta pelo Governo Federal, é alfabetizar todas as crianças até o final do 2⁰ ano e promover a recomposição das aprendizagens das turmas de 3⁰, 4⁰ e 5⁰ anos. Segundo Clarissa, “o acompanhamento sistemático das aprendizagens possibilita identificar as lacunas na aprendizagem e, assim, estabelecer um mapa de progressão educacional, com foco nas habilidades essenciais, possibilitando aos alunos uma trajetória escolar de sucesso”.

A Plataforma Digital de Avaliações Periódicas, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) é a principal ferramenta utilizada para realizar essa avaliação. Ainda de acordo com a professora Clarissa Magalhães, “a correção e a divulgação das notas também é feita pela plataforma e aplicativos, onde os professores lançam as respostas dos alunos e o próprio MEC divulga as notas das turmas e individuais”, pontuou.

Agora os professores têm até 08 de abril para lançar todos os dados na Plataforma de Avaliação para que entre os dias 9 a 11, sejam realizadas as correções.

Fonte: Bahiaextremosul/Ascom

Tags:   Mucuri educação avaliação contínua
publicidade