Portadores de escoliose apresentam o corpo inclinado lateralmente. Dos estágios iniciais da doença até o período final do crescimento, as dores nas costas costumam ser leves. Com a evolução da doença, porém, o grau dos desvios no tórax pode aumentar e promover alterações em outras estruturas anatômicas.Segundo Dr Leonardo Felipe (Especialista em Coluna e Dor) Diferentemente do que se imagina, grande parte dos casos de escoliose surge ainda na infância. Por isso, é importante se atentar aos sinais para garantir um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento mais eficiente, que reduza as chances de haver deformidades ou complicações mais severas e que só tenham solução com intervenção cirúrgica.
A Escoliose segundo Dr Leonardo Felipe é uma condição que compreende um grupo heterogêneo de quadros, que consistem em mudanças na forma e na posição da coluna, tórax e tronco. Os principais tipo da escoliose são: Escoliose congênita (de nascença): É responsável por cerca de 10% dos casos e se origina desde o dia do nascimento, quando ocorre má formação ou divisão das vértebras; Escoliose neuromuscular: é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio; Escoliose idiopática: Esse tipo de escoliose é o mais habitual, assume cerca de 80% dos casos. Não se sabe ao certo por que a pessoa desenvolve a escoliose e, com isso, surgem diversos fatores que podem estar envolvidos, como hereditariedade, por exemplo. Ela pode aparecer em crianças, adolescentes, jovens e adultos; Escoliose degenerativa do adulto: Quando é causada pela degeneração de discos da coluna vertebral e de suas articulações como resultado, em especial, do avanço da idade.
Na grande maioria dos casos, os sintomas são bastante discretos. Mas ainda assim podem surgir… O paciente poderá sentir:
* Dores musculares, de intensidade leve ou alta, a depender de cada caso;
* Sensação de fadiga nas costas, especialmente após um período prolongado na posição sentada ou em pé;
* Fatores psicológicos.
Dr Leonardo Felipe explica algumas formas de tratamento para Escoliose ; quiropraxia, rpg ,pilates são algumas opções:
A Quiropraxia, é uma profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das alterações neuromusculoesqueléticas da coluna vertebral e os efeitos dessas alterações na saúde em geral.
Portanto é importante lembrar que a Quiropraxia trata de alterações neuromusculoesqueléticas da coluna, sendo a escoliose uma dessas condições. Ao falar que a Quiropraxia trata, significa que está dentro do escopo de prática da Quiropraxia técnicas e procedimentos que possuem embasamento científico e auxiliam nos cuidados de pacientes com escoliose. O objetivo comum no tratamento da escoliose está em estabilizar e/ou reduzir o ângulo de Cobb, melhorar qualidade de vida e promover redução de dor.
Uma boa técnica para curar a escoliose são os exercícios de correção postural através do RPG, que é a Reeducação Postural Global. Esta técnica utiliza várias posturas e exercícios isométricos que visam realinhar a coluna trazendo grandes benefícios para a diminuição da escoliose e das dores nas costas.
Os benefícios da prática do Pilates ao paciente com escoliose são variados, mas o conhecimento prévio de algumas características da patologia é indispensável para a orientação do paciente aos exercícios corretos. Daí a necessidade de uma avaliação minuciosa do indivíduo. Através de um programa de exercícios bem direcionado, o Pilates oferece alongamento, fortalecimento e equilíbrio corporal, o que auxilia na promoção de um melhor alinhamento vertebral. Como o método também ajuda no ganho de mais flexibilidade, tensões musculares e compressões discais acabam sendo reduzidas, aliviando o problema e impedindo o agravamento do mesmo. Durante a prática do Pilates, o profissional acompanhante deve supervisionar atentamente a execução dos exercícios para não haver sobrecarga ou dor ao paciente.
Dr Leonardo Felipe Formação Internacional em Reabilitação de Coluna e Dor - Quiropraxia - Osteopatia - Mestrado em Ciências da Reabilitação.
Atendimento e avaliação - Center Fisio. Clinica da Coluna e Dor. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia. Tel. (73) 99936-2928.