O Centro de Referência Emergencial da covid -19 em Ibirapuã registrou mais de 270 consultas médicas no mês de novembro. O número é o maior desde a abertura da unidade. As coletas para o exame PCR –LACEN e testes rápidos, bem como o número de monitorados e confirmados também superou todos os meses de funcionamento da unidade.
O aumento da contaminação pelo novo coronavírus em Ibirapuã coincide com a crescente na região, estado e em todo o país. “Os casos leves e moderados são tratados no nosso Hospital Municipal e os graves regulados para fora do munícipio, porém com o aumento de casos em toda a região, os hospitais estão lotados e as vagas para o tratamento da doença estão cada vez mais difíceis. Precisamos contar com todas as medidas de prevenção da população,” ressalta a Secretária Municipal de Saúde Maria Olívia Ferreira Bastos.
Outra dificuldade apontada pela Secretária é o tempo de espera pelo resultado do exame PCR/LACEN. “O tempo de espera pelo resultado do exame aumentou, também em função da maior demanda do laboratório. E é muito comum as pessoas não cumprirem o isolamento, até que o resultado chegue. O que representa a maior probabilidade de contaminação. Redobrar os cuidados e evitar o contato físico com as pessoas ao apresentar os sintomas, mesmo antes da confirmação da doença é fundamental, “ destaca Maria Olívia.
Para atender o aumento da demanda, o Centro teve seu quadro de funcionários reforçado. O atendimento médico ocorre de segunda a sexta-feira, além da coleta de exames, sendo o PCR-Lacen e teste rápido, além de monitoramento dos suspeitos e confirmados. “Aumentamos a cobertura dos médicos, contratamos uma enfermeira coordenadora e outras duas técnicas em enfermagem, além de ter reforçado as compras dos medicamentos integrantes do protocolo do tratamento da doença para doação aos pacientes e aumentado as compras dos EPIs para os profissionais de saúde. O Centro de Referência Emergencial da covid -19 em Ibirapuã se destaca entre os municípios vizinhos pela suporte que oferece. A Prefeitura faz o que precisa, e cada um de nós precisa tomar os cuidados essenciais para que os danos da pandemia, não sejam ainda maiores,” concluiu o prefeito Calixto Antônio Ribeiro.