As organizações abaixo assinadas, entidades civis e religiosas, sindicatos, movimentos, pastorais e segmentos sociais da sociedade itamarajuense, vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade ao bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lino, diante dos ataques que lhe foram dirigidos, numa rádio local, pelo prefeito municipal, Dr. Marcelo Angenica.
Não condiz com a democracia, nem tampouco é republicano, sob o pretexto de expressar divergência de opinião, o chefe do Executivo Municipal, esquecendo-se do múnus público de que é investido, arremeter-se, de modo tão reprovável, contra a pessoa em si do bispo diocesano, autoridade maior da igreja particular católica dessa região, e religioso que escolheu como missão de vida servir e cuidar das pessoas, fazendo o bem indistintamente a todos, à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
Inserido plenamente, de corpo e alma, na realidade regional, Dom Jailton tem se mostrado não somente um pastor zeloso e defensor da vida em todos os seus aspectos, senão que um firme propagador – pela experiência que possui - das melhores práticas de gestão para a Administração Pública, porque sabe que é daí que emanam as políticas públicas que podem melhorar a vida da população.
Por isso, causou extrema perplexidade o pronunciamento do gestor em referência ao bispo diocesano, a quem acusou de “ser ignorante”, de “propagar mentiras” acerca do governo municipal e de estar acometido pelo “vírus da ignorância”. A pequenez do gesto do prefeito, mais parecido a discurso proferido contra adversário político, merece severa repreensão, porque impróprio, desrespeitoso, fora de propósito, intolerante e completamente equivocado.
Não compreender ou, mais ainda, distorcer e tirar de contexto as palavras de qualquer cidadão, especialmente quando este é alguém de elevada estatura moral e intelectual, tal qual é Dom Jailton, é atitude mesquinha, vil e indigna.
Nestes tempos difíceis de politização de tudo, até das palavras de um religioso, as entidades infra-firmadas se unem a Dom Jailton, hipotecando-lhe total apoio no exercício profético de seu ministério, no seu compromisso inegociável com a verdade, na retidão de sua conduta e suas ideias, e na sua luta em defesa e promoção da vida.
“Não te angusties”, Dom Jailton! É como disse Jesus: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido” (Mt 10, 26).
Itamaraju, Ba, 20 de junho de 2020.
Frades Menores Capuchinhos
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Paróquia Santos Cosme e Damião
Área Pastoral Cristo Redentor
AACRI- Associação Amigos da Criança
APLB Itamaraju
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
Polo UNIP Itamaraju
Associação dos Agentes Comunitários de Saúde
Centro de Des. Agroecológico Terra Viva
Sindicato dos Bancários e Trab. do Sist. Financeiro
Pastoral da Criança
Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST)
ASSPPDI - Assoc. de Pes. com Deficiência de Itamaraju
CUT – Central Única dos Trabalhadores