Revisar as anotações do plano de estudos e descansar na véspera da prova são essenciais para obter bom desempenho
Em contagem regressiva para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), um dos exames mais importantes do país, é necessário que o candidato esteja preparado para alcançar resultados positivos.
O conteúdo da prova é muito extenso, porém, os estudantes podem aproveitar esses últimos momentos para revisar os temas mais específicos e mantê-los frescos na cabeça. Srleide Vaz Vieira, coordenadora pedagógica, pontua dicas para quem quer fazer um plano de estudos eficaz.
DEFINA AS PRIORIDADES: Nesse momento, é importante recordar os assuntos que não são tão familiares ao aluno. “Como você não terá tempo de se dedicar a todos os conteúdos do exame, tenha como foco aqueles com maior grau de dificuldade”, comenta a pedagoga.
TENHA DISCIPLINA: É necessário determinar um tempo exclusivamente para este plano de estudo, com horas estipuladas para cada área de conhecimento. “Quanto mais organizado o aluno for, mais vantagens ele terá no momento da prova”, comenta.
CONSULTE SUAS ANOTAÇÕES: Sileide comenta que, provavelmente, o estudante não terá tempo de ler novamente todos os textos estudados ao longo do ano, mas, pode retomá-los por meio de resumos e tópicos feitos no caderno.
USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR: “Hoje em dia, é possível assistir vídeo-aulas e até resumos comentados pela internet, para otimizar o tempo conte com essas ferramentas”, diz.
DESCANSE : O momento é de muita pressão para todos que prestarão o ENEM, porém, o nervosismo pode atrapalhar os candidatos. Na véspera da prova, faça alguma atividade que lhe traga prazer. “ Após um ano inteiro de dedicação, descanse e aplique todo o conhecimento adquirido em seu teste. Boa sorte”, finaliza Sileide.