X
Publicidade Davaca novo

Encontec: Governo Municipal participa de evento de práticas agrícolas e qualificação do homem do campo

Por Neuza em 12/09/2014 às 07:50

 

 

 

Começou nesta quinta-feira (11) e segue até esta sexta-feira (12) o Terceiro Encontro de Técnicos e Produtores Rurais do Instituto Técnico IF Baiano de Teixeira de Freitas. A temática do evento é "Tecnologias Sustentáveis Para o Homem do Campo”. Diante do objetivo afim com as políticas públicas do governo municipal para a agricultura, a Prefeitura apoiou a realização e a abertura contou com representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Infraestrutura e Comunicação, além do prefeito João Bosco e o vice Gilberto. O público estimado para os dois dias é de mil pessoas.

 

 

 

 

Durante o evento, o prefeito aproveitou para falar sobre a importância dos investimentos feitos no país no campo dos cursos técnicos " o que dá camisa é aquilo que é capaz de inserir no setor produtivo, o que lhe dá um salário para sustentar a família, isso começa no curso técnico, a ausência destes cursos no país foram um prejuízo enorme para, mas depois do governo Lula, esta realidade foi transformada para melhor. A formação técnica é o caminho para gerar, emprego, renda e dar dignidade às pessoas”. Especificamente sobre o Encontro, o prefeito destacou a grandeza que este tipo de diálogo com as pessoas ligadas ao setor representa.

O objetivo maior do Encontec é propor práticas agrícolas sustentáveis e alternativas aos sistemas tradicionais de produção, difundindo conhecimentos técnicos e fortalecendo o papel do IF Baiano junto aos produtores, profissionais e empresas rurais que atuam na região Extremo Sul da Bahia. A temática proposta dialoga com outro importante evento que está acontecendo na cidade, o Sabores de Teixeira, que nesta edição tem a agricultura familiar atrelada ao seu tema "Riquezas da Terra”, que propõem um modelo de alimentação sustentável e o uso dos ingredientes provenientes da agricultura familiar.

 

 

 

 

O diretor-geral do IF Baiano Marcelito Trindade explicou que o evento reúne pequenos, médios e grandes produtores e a presidente da comissão organizadora do Encontec Silvana Cardoso mencionou que diversos minicursos foram elaborados para a atualização dos produtores. Pedro Almeida dos Anjos, representante do Território de Identidade do Extremo Sul e da Federação dos Trabalhos da Agricultura Familiar da Bahia, disparou: "O IF Baiano, hoje, é a grande esperança que os agricultores familiares da Bahia têm para melhorar sua produção”.

 

 

 

 

 

 

O Extremo Sul da Bahia tem a agropecuária como sua principal atividade econômica, contando com cerca de 12,3 mil propriedades e 14,4 mil produtores rurais. A maioria utiliza técnicas tradicionais e cultiva frutas, hortaliças, madeira e os energéticos, como café e cana-de açúcar. Na pecuária se destacam a criação de bovinos e equinos, além da criação de abelhas.

Fonte: Ascom

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade