Realizado entre os dias 10 e 20 de outubro, a 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado movimentou R$ 2 milhões no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), no município de Prado, além dos distritos Guaratiba e Cumuruxatiba. O acumulado de 10 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve sua divulgação na noite desta terça-feira (30), durante cerimônia de encerramento na Praça Matriz, com atrações musicais, culturais, Cozinha Show e a premiação dos vencedores de cada categoria (veja lista abaixo).
O 18º Festival Gastronômico do Prado, encerrado nesta terça-feira, 29 de outubro, celebrou a rica diversidade culinária da região ao longo de vários dias de atividades que envolveram turistas e moradores. O evento, que já se tornou uma marca tradicional da cidade, foi considerado um grande sucesso e apresentou os melhores pratos nas categorias Lanche, Petisco, Pizza, Oriental, Drink, Sobremesa e Prato Principal.
Juntas, as 56 empresas participantes conseguiram vender mais de 37.750 pratos ao longo do festival. As iguarias inscritas no festival correspondem a mais de 8.650 do total vendido, com a geração de quase R$ 400 mil para os estabelecimentos, representando um incremento de 15% nas vendas. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 967 mil perfis no Instagram e 1.616.109 impressões.
A secretária de Turismo do Prado, Iracema Ribeiro, destacou o impacto positivo do festival na cidade: “O festival é uma oportunidade não só para valorizar nossa gastronomia, mas para fomentar o turismo e reforçar o Prado como um destino que alia beleza e boa mesa. Este ano superamos as expectativas, com uma participação marcante tanto do público quanto dos estabelecimentos, que trouxeram inovação e qualidade.”
Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 90% dos empresários participantes avaliaram o festival como bom ou ótimo e pretendem aderir à próxima edição do evento, em 2025. Toda a cadeia produtiva envolvida no festival foi beneficiada, inclusive os artesãos que participaram dos eventos de ativação na praça, registrando também um volume de vendas superior a R$ 18 mil, o que possibilitou levar traços culturais de Prado a outras regiões.
Durante a cerimônia de premiação, o prefeito Gilvan Produções elogiou a dedicação dos participantes e o papel do festival para o fortalecimento da economia local. “O Festival Gastronômico do Prado é uma janela para mostrar o talento dos nossos chefs e a qualidade da nossa gastronomia. Fico muito feliz de ver que a cada edição os estabelecimentos se superam e oferecem ao público uma experiência inesquecível,” declarou o prefeito, destacando também o aumento no número de visitantes na cidade durante o evento.
O vice-prefeito Carlão reforçou a importância do festival para a valorização da cultura local e a integração da comunidade. “Esse evento é um orgulho para o Prado. A união dos nossos empreendedores e a resposta positiva do público mostram que estamos no caminho certo para transformar nossa gastronomia em um dos principais atrativos turísticos da região,” afirmou Carlão.
Artesãos venderam mais de R$ 18 mil e foram homenageados ao final do festival, juntamente com integrantes do Projeto Queijarias Artesanais orientados pelo Sebrae, que faturaram cerca de R$ 5 mil. Os produtores da Agricultura Familiar comercializaram mais de R$ 6 mil em produtos e fizeram a doação de 150 kg de alimentos para comunidades carentes.
O evento foi realizado pelo Sebrae, APRHOPE, ACISA e Prefeitura de Prado, com correalização do Senac e apoio da Abrasel e Câmara de Turismo da Costa das Baleias.
Prêmio Destaque em Sustentabilidade
Este ano, os organizadores priorizaram fortalecer práticas de sustentabilidade e responsabilidade social entre os empresários e estabelecimentos participantes, com a ajuda dos parceiros que vivenciam o cuidado com o meio ambiente. Durante os preparativos para o festival, foram realizadas mentorias, palestras incentivando a implementação de medidas ecoeficientes e responsáveis e a criação de uma cartilha digital de sustentabilidade com orientações práticas, promovendo o consumo consciente e o uso de produtos locais, com apoio da Aliança Futuri, Banco do Nordeste e Suzano Papel e Celulose.
Outras ações sociais foram realizadas, tais como o 4º aulão do Outubro Rosa, reforçando a conscientização sobre a saúde da mulher. A Cozinha Show Kids, idealizada especialmente para celebrar o Dia das Crianças de forma diferenciada, contou com a presença de aproximadamente 30 crianças do Orfanato Mãe Tildes, que se deliciaram com as receitas preparadas pelo chef João Tozzato, do Senac. Elas se divertiram com o mascote da Suzano, o Mimo, e receberam brindes da Embasa e Suzano, tornando a experiência ainda mais inesquecível.
Para Taísa Cancela, representante do Sebrae, que apoia o evento, a iniciativa também tem um papel fundamental no incentivo ao empreendedorismo gastronômico: “O Festival Gastronômico do Prado proporciona um ambiente para que os empreendedores inovem e se conectem com novos clientes. Esse apoio reflete o potencial dos pequenos negócios para promover desenvolvimento local, impulsionando os setores de turismo e gastronomia.”
Além disso, o fogo de chão – churrasco promovido pela Reserva da Barra e Porto Índio – conseguiu arrecadar uma verba que será destinada integralmente à construção do Lar dos Idosos na cidade. Completando as boas ações, em parceria com o Supermercado Da Praça, uma campanha de arrecadação de alimentos foi desenvolvida para angariar donativos para instituições locais, o que reflete no compromisso com a sustentabilidade e com o impacto positivo na comunidade.
A presidente da Associação dos Proprietários de Restaurantes, Hotéis, Operadoras e Estabelecimentos Comerciais do Prado e Entorno (APRHOPE), Eliana Alves, celebrou o engajamento dos associados e a evolução da gastronomia local: “A cada ano nossos associados se empenham em entregar o melhor para o público, e o resultado é esse: um festival de excelência que eleva o Prado no mapa do turismo gastronômico. A gastronomia daqui é rica, e é gratificante ver nosso trabalho e a cidade serem valorizados.”
Com todos esses exemplos aplicados através do festival, os organizadores ainda premiaram o Restaurante Mangata e o Japa do Beco com o Destaque em Sustentabilidade, pelo compromisso ambiental ao implementar ações que abraçam a sustentabilidade e a ecoeficiência em seus estabelecimentos.
Reconhecimento
Ao final da noite, foram revelados os vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares). Confira:
Categoria Lanche
1º Lugar: Wonder Burger
2º Lugar: Bendito Bar
3º Lugar: Hamburgueria 170
Categoria Petisco
1º Lugar: Biribiri Gastrobar
2º Lugar: Colegial
3º Lugar: Barraca Porto Belo
Categoria Pizza
1º Lugar: Pizzaria La Vera
2º Lugar: Choperia e Pizzaria Jubiabá
3º Lugar: La Bella Pizzaria
Categoria Oriental
1º Lugar: Nikkei Sushi
2º Lugar: Japa do Beco
3º Lugar: Cangaceiros do Prado
Categoria Drink
1º Lugar: Mangata Gastronomia
2º Lugar: Sorriso Baiano
3º Lugar: Colegial
Categoria Sobremesa
1º Lugar: Banana da Terra
2º Lugar: Juliana Martins Doceria
3º Lugar: Armazém Restaurante
Categoria Prato Principal
1º Lugar: Banana da Terra
2º Lugar: Restaurante Sorriso Baiano
3º Lugar: Cangaceiros do Prado Culinária Nordestina
O evento trouxe visibilidade aos vencedores e promoveu o talento gastronômico do Prado, reafirmando a cidade como um destino culinário de excelência.